Os gases

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os gases e poeira desta região começam a colidir e a interagir quimicamente. Tal fato propiciou a formação de partículas de matéria que foram crescendo, tornando-se grandes a ponto de terem gravidadenecessária para atraírem mais partículas. Depois de milhões de anos, o Sol era orbitado por 9 planetas, originando o sistema solar.

3.2 Origem da atmosfera e dos oceanos

A atmosfera, assim comosua superfície, são diferentes das existentes à época de sua formação. A única explicação possível para tal fato é que deve ter havido uma enorme catástrofe. Não somente o planeta perdeu todas asrochas que existiam em sua superfície nos seus primeiros 1,1 bilhões de anos, mas, também, toda a atmosfera primitiva.

A continua perda desses gazes resultou em quantidades relativas cada vez maioresde outros gazes um pouco mais pesados, como vapor de água, nitrogênio e gás carbônico. À época, não havia ainda o oxigênio na atmosfera, pois qualquer molécula deste elemento ter-se-ia combinado comominerais da crosta, não se acumulando na atmosfera até a chegada dos primeiros seres fotossintetizantes, centenas de milhões de anos mais tarde.

3.3 Comparação com outros planetas

Se a Terrativesse grande dimensão, havia maior quantidade de KUTh que a aqueceria por muito tempo e a água seria retirada totalmente dos minerais, impedindo a sua captura pela atmosfera; à água escaparia com osgazes nobres da primeira atmosfera. Quando o ferro e o níquel se fundissem, o núcleo do planeta se formaria em seu interior, mas a superfície tornar-se-ia completamente seca porque não haveria mais águaa ser expelida para formar o oceano. Ao contrario, se a Terra tivesse proporções menores, não se aqueceria o suficiente para que ocorresse o fenômeno da diferenciação.

Interior e superfícieterrestre

Imediatamente abaixo da crosta continental e oceânica, encontra-se a camada do manto. No limite entre a crosta e o manto encontra-se uma região na qual ocorre rápida mudança na composição...
tracking img