Os ganhos obtidos pelos agricultores com o plantio direto em prudentópolis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OS GANHOS OBTIDOS PELOS AGRICULTORES COM O PLANTIO DIRETO EM PRUDENTÓPOLIS

RESUMO
O objetivo deste trabalho é obter informações empíricas, que profiram a respeito das mudanças adquiridas com o sistema de plantio direto. Tais informações foram alcançadas, com pesquisa de campo a partir de entrevistas realizadas com cinco agricultores do interior da cidade de Prudentópolis, que trabalham com aprodução de grãos. Os dados obtidos compreendem relatos pessoais, sobre as transformações ocasionadas no solo das propriedades, e os lucros econômicos que o atual manejo de terra lhes proporcionou. Os resultados da pesquisa demonstram que tal sistema está sendo muito satisfatório e lucrativo aos agricultores e trazendo e desenvolvimento para as suas lavouras.

** PALAVRAS – CHAVE: Plantio direto, lucros e agricultura.

1. INTRODUÇÃO

Entende-se que o plantio direto é um aspecto presente e relevante, corriqueiramente utilizado pelos agricultores, colocando-se de tal forma a surtir efeitos na produção e economia do trabalhador na agricultura. Neste estudo, foram avaliados através de entrevistas, alguns agricultores dointerior de Prudentópolis, buscando entender a relação entre os pontos chaves: plantio direto e lucro. A pesquisa ainda abre portas para o recebimento de informações subjetivas e pessoais, o que acarreta certa delimitação na abrangência da conclusão final, visto que se torna inviável uma conclusão ampla mediante a um diagnóstico estritamente direcionado, entretanto, ocorre um resultado satisfatório paraos parâmetros vigentes e ainda oferece a possibilidade de ser analisada em perspectiva maior como uma singela amostragem de dados, já que consegue atingir e demonstrar, ainda que em pequena escala, a importância deste sistema para os agricultores.


3.Desenvolvimento
O sistema do plantio direto esta em alta na agricultura do sul do Brasil, uma técnica de cultivo conservacionista a qualprocura manter sempre o solo coberto com palhas conservando, armazenando nutrientes e fertilizantes, protegendo de danos perversos tais como erosão, também diminuindo os impactos com maquinas agrícolas (tratores) do mesmo já que elimina uma série de processos da preparação do solo que até então era utilizada no plantio.
Estima-se que em todo o mundo sejam cultivados mais de 40 milhões de hectares nosistema de plantio direto (Hebblethwaite, 1997), sendo dez milhões nos países que compõem o Mercosul (Derpsch, 1997b). Segundo Balbino et al. (1996), no Brasil, na safra 1995/96, foram cultivados 4,5 milhões de hectares com este sistema, sendo 1,4 milhões no cerrado.
O rendimento de grãos na maioria das culturas sob diferentes manejos do solo depende, dentre outros, das condições climáticas do anoagrícola, da qualidade do manejo, do nível de fertilidade do solo e do estado sanitário da cultura. Por estas razões, tem sido bastante variável, na literatura, o comportamento das culturas sob diferentes manejos do solo. “É preciso destacar, contudo, que nos anos em que ocorre deficiência hídrica, perdas de rendimento quase sempre são registradas” (Fageria et al.,1995; Carmo, 1997).
Osimigrantes europeus iniciaram nas décadas de 50 e 60 a abertura de áreas para produção agrícola no sul do Brasil, e aplicaram o modelo de manejo das terras por eles utilizados em seus países de origem, que se fundamentava no uso do arado de discos, grades pesadas que eram puxados por tratores, e assim aravam a terra e faziam o controle de pragas e ervas daninhas.
As técnicas por elesutilizadas como o uso de queimadas, que tinham por objetivo limpar o terreno para o próximo plantio e também facilitar o trabalho das máquinas. De acordo com Amado & Eltz (2003), a rápida expansão da fronteira agrícola, que passou de 800 mil hectares cultivados em 1969 para 4 milhões em 1977, alicerçada no preparo convencional, fez com que as perdas de solo por erosão atingissem...
tracking img