Os espetaculares desfiles de Lino Villaventura

1655 palavras 7 páginas
JONES, Sue Jenkyn. Fashion design: manual do estilista. 3.ed. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

O livro Fashion Design: manual do estilista de Sue Jenkyn Jones é uma obra considerada básica para estudantes e interessados em design de moda. Publicado inicialmente na Grã Betanha em 2002, publicado no Brasil pela editora Cosac Naify em 2005, estando na terceira edição.
A obra trata-se de um manual que abrange todos os tópicos de interesse de um designer de moda: dos aspectos históricos e culturais até aspectos relativos à confecção e o mercado de trabalho. É dividido em sete capítulos, cada um abordando um tema específico. No final de cada capítulo a autora indica opções de leitura complementar. Ao final do livro, encontra-se um apêndice com glossário, termos de corte e costura; endereços úteis no exterior; informações sobre tecidos e fontes, escolas de moda, museus, lojas e fornecedores no exterior; livros, filmes e websites.
No capítulo introdutório, a autora descreve a importância da moda nos dias atuais e o crescente interesse sobre este assunto pelos jovens e a possiblidade de equívoco na escolha de uma carreira de moda, baseada na imagem atualmente celebrada pela mídia. Em seguida desmitifica a posição glamorosa do estilista, ao revelar que este precisa ser um profissional multidisciplinar, citando: “Estilistas têm de assumir vários papéis – de artista, cientista, psicólogo, político, matemático, economista, vendedor – e conjuga-los com a resistência de um maratonista.” STORY in JONES p. 6 Em seguida Jones lista as qualidades e habilidades pessoais essenciais e desejáveis para tornar-se um bom profissional. Após o leitor certificar-se de sua aptidão para a carreira fashion, a autora descreve o sistema de ensino adotado pela maioria das faculdades de moda e dá sugestões de como montar um portfolio para ingressar no mercado de trabalho.
O primeiro capítulo chama-se Contexto, e trata da importância do conhecimento do contexto histórico, geográfico econômico e

Relacionados

  • Universo da moda
    25702 palavras | 103 páginas