“Os encontros e desencontros no processo de universalização do ensino público no brasil para a construção de uma sociedade justa e igualitária”.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FGF-FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA
DISCIPLINA: Sociedade e Educação
ALUNA: Anne Francilda Monteiro Reis
PROFESSOR: Alexandre Carneiro


ATIVIDADE FORMATIVA 4

“Os encontros edesencontros no processo de universalização do ensino público no Brasil para a construção de uma sociedade justa e igualitária”.


As mudanças tecnológicas e sociais ao curso no mundocontemporâneo são das mais diversas e notáveis: a sociedade e suas instituições estão diante de um novo cenário, novos tempos, novos conhecimentos a cada momento, alterando hábitos, valores e as formas de pensar,sentir e agir. Ora essas características estão imensamente presentes em um país de dimensões continentais como o Brasil.
Em um país onde os contrastes regionais são tão elevados, ocurrículo e os sistemas educacionais pedagógicos encontram entraves no que diz respeito a sua estruturação homogeneidade.
Os problemas educativos e as desigualdades sociais desempenham um papelinestimável no desenvolvimento cultural da população brasileira, embora o Brasil seja um dos países que mais promoveram mudanças e reestruturações em seu sistema de ensino, mudanças foram efetuadas nadécada de 90, na Constituição Federal com a aprovação da LDB e com a criação do FUNDEF. A implementação dos PCN’s complementam o quadro da arual política educacional vigente.
Ao longo dahistoria do ensino no Brasil podemos notar uma visão elitista da educação. Podemos perceber o processo de escolarização como privilegio de um grupo.
Somar todas as “regionalizações”do ensinobrasileiro não é tarefa fácil. A partir de um processo de “democratização” do ensino é que se poderá evidenciar e combater as diferenças no sistema de ensino, universalizando o ensino e deixando oincluir/excluir grupos considerados fora dos padrões nacionais do ensino.
Através de um currículo mais abrangente, poderá ser evitado a descontextualização do ensino. Uma escola maranhense não...
tracking img