Os efeitos da crise de 1929 nos EUA

Páginas: 5 (1021 palavras) Publicado: 27 de abril de 2015
ETESC / FAETEC












OS EFITOS DA GRANDE DEPREÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS










Abril de 2015
Aluna: Sabrina Santos Ferreira
Número: 25
Turma: 2116 (química)









OS EFEITOS DA GRANDE DEPREÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS











Abril de 2015
INTRODUÇÃO
Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a economia dos Estados Unidos se tornou a mais importante do mundo, por ter sido ela aresponsável por abastecer países em situações de pós guerra. Haja vista que, com a destruição que a guerra provocou na Europa, a produção econômica de grandes potências, como a Inglaterra e a Alemanha, não mais se sobrepunha aos outros países, pois estava em processo de recuperação por conta disso sistema econômico dos estados unidos praticamente triplicou.
Sendo assim, os EUA, ao tempo que conseguiam umaprodução econômica muito grande, pois tinham compradores dentro e fora do país por conta do “american way of life” (jeito americano de viver) jeito que incentivava os americanos a comprar mais e em grande quantidade.
Para a aplicação do “american way of life” na época utilizaram muito da propaganda como incentivo, ouve um aumento da publicidade , também estimulavam a oferta de crédito pra estescompradores, bem como a política de aumento salarial para empregados.
Mediante tanta prosperidade econômica, vemos que imigrantes de todo o mundo buscavam viver o tal “american way of life”.Concluindo a década de 20 é maçada por um contexto de enorme euforia social, até hoje os anos 20 são lembrados como os anos durados, como o sonho americano e etc, porém Toda essa realidade não passava de umgrande fundo falso.
Na época o governo americano aplicava a tese de que “o verdadeiro americano é aquele que consome produtos em maior número possível” e era tido como antiamericano aquele que queria poupar ou quadrar o dinheiro em uma poupança essa tese faz com que aquela euforia social seja maior ainda, e como a intenção era não colocar o dinheiro na poupança o americano comum começa a seinteressar pelo mercado de ações naquela intenção de comprar as ações e vende-las posteriormente para que com isso possa-se lucrar.
Entretanto, sempre quando havia um período de pequena recessão, isto é: decréscimo na produção econômica, o governo intervinha no mercado aplicando mais crédito (dinheiro e títulos da Bolsa de Valores) para reparar os danos.
A medida de expansão de crédito tornava as taxasde juros artificiais, sem lastro com as reservas de crédito reais, que eram ancoradas na poupança. Os investidores que tinham ações na Bolsa de Valores de Nova Iorque recebiam um sinal falso da expansão de crédito e, consequentemente, acabavam por ampliar os seus negócios, aumentar salários, e investir ainda mais. Este processo gerou uma “bolha inflacionária”, pois, em 1929, chegou um momento emque não se podia mais esconder o caráter artificial da expansão econômica: havia muito dinheiro emitido circulando, mas sem valor real com a produção. Já sob o governo Hoover, a Bolsa de Valores de Nova Iorque, responsável pela administração dos investimentos aplicados e do crédito emitido, entrou em colapso a chamada “grande depressão”.
O principal ponto de influencia para tal colapso é arecuperação da Europa ao longo da década de 20. O fim da primeira guerra gera uma destruição na Europa , e com o apoio norte-americano para que a Europa possa retomar seu sistema capitalista, ao longo da década o europeu se recuperava lentamente , o que significa que os europeus foram retomando a produção industrial e começam ao decorrer dos anos 20 a comprar menos produtos norte-americanos cada vez menosaté o ponto em que o estoque dos EUA começa a aumentar. E em relação a economia interna dos EUA na época os cidadãos ficam cada vez mais endividados por conta do seu grande consumo e diminuem também suas compras.
As dificuldades só puderam ser ultrapassadas graças à implementação de um rigoroso plano de recuperação social e econômica, da responsabilidade do presidente Franklin D. Roosevelt,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crise 1929 eua
  • A CRISE DE 1929 E SEUS EFEITOS MUNDIAIS.
  • objeto de estudo
  • Crise de 1929: Causas e Consequências nos EUA e no Mundo
  • Entre guerras: emersão dos eua como potência mundial, crise de 1929 e a recuperação econômica.
  • A crise de 1929
  • Crise de 1929
  • Crise 1929

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!