OS DESAFIOS E AVANÇOS DO SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

1420 palavras 6 páginas
OS DESAFIOS E AVANÇOS DO SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

Roberta Alencar dos Santos¹

RESUMO: Levando em conta a instrumentalidade como auxílio da intervenção profissional cotidiana, bem como a diferença entre instrumentos de trabalho utilizados pelo Assistente Social no exercício da prática e instrumentalidade, propus abordar, nesta exposição, os avanços e desafios do Serviço Social. É enfatizado a atuação do Assistente Social na contemporaneidade pautado em seu código de ética e projeto ético político, a partir do movimento de reconceituação, superando a visão unilateral que havia sobre a profissão. Porém, é na defesa da efetivação dos direitos que os assistentes sociais são capazes de criar caminhos estratégicos, visando a construção de vias de igualdade, tendo claro que no modo de produção capitalista a cidadania aparece de forma camuflada e contestadora. Pode-se dizer que a verdadeira cidadania está atrelada a universalização do acesso, equidade, justiça social e políticas sociais como direito.

Palavras-chaves: Serviço Social. Instrumentalidade. Exercício Profissional.

INTRUDUÇÃO

A profissão do Serviço Social, ao longo de sua trajetória e em cada momento histórico, buscou e criou bases. Desta forma, obteve conquistas bastante avançadas no que se refere à bagagem teórica. Tendo a oportunidade de conquistar novos espaços ocupacionais, e ao mesmo tempo, se deparando com uma realidade completamente diferente aos objetivos profissionais.

Como é uma profissão que em seu cotidiano, luta de maneira incessante para a efetivação das políticas públicas e dos direitos de cidadania, entende-se a importância de elucidar a instrumentalidade do Serviço Social.

O Serviço Social atualmente está inserido em um cenário em que as múltiplas faces da questão social vêm aumentando exacerbadamente. Contudo, o desafio principal para a profissão nesta conjuntura é se capacitar permanentemente, participando

Relacionados