Os cuidados com o meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA







Os cuidados com o meio ambiente
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL





Luciana Righi




Santa Maria - RS
Outubro 2010
TEMA
O trabalho intitulado “Os cuidados com o meio ambiente – um projeto escolar”, busca pesquisar a educação ambiental nas escolas e desenvolver métodos de trabalho com as pessoas da comunidade escolar e acomunidade a que ela pertence.

JUSTIFICATIVA
O meio ambiente oferece aos seres vivos as condições essenciais para a sua sobrevivência e evolução. A sociedade humana não se sustenta sem água potável, ar puro, solo fértil, florestas e sem um clima ameno. Não há economia nem vida com qualidade sem um ambiente estável.
Muitas pessoas, no entanto, ainda não compreenderam isso ou não estãoinformadas sobre a necessidade de cuidados com a natureza. Ao desenvolver suas atividades socioeconômicas, destroem de forma irracional as bases da sua própria sustentação. Não percebem que dependem de uma base ecológica para a sua vida e a de seus descendentes.Vivem como se fossem a última geração sobre a Terra. Na cotidiano escolar percebe-se o descuido com o uso da água, o desperdício depapel, entre outras coisas importantes nos cuidados com o ambiente.


3 PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
Para esta pesquisa, toma-se como base os pressupostos teóricos relativos à importância do meio ambiente.
O ser humano começa a tomar consciência do seu lar, a Terra. Após décadas de devastação ambiental, há alguns sinais de mudanças.Verificam-se muitos avanços, como por exemplo:
-Criação de instituições para cuidar do meio ambiente;
- Realização de encontros locais, nacionais e internacionais;
- Crescente mobilização mundial;
- Envolvimento da mídia;
- Aperfeiçoamento de fontes renováveis de energia;
- Desenvolvimento de processos de gestão ambiental, como: educação ambiental; licenciamento ambiental; legislação ambiental; zoneamentoambiental; criação de unidades de conservação (parques nacionais); engenharia ambiental, eco-eficiência, tecnologias limpas; manejo.
Entretanto, apesar de inegáveis avanços, o meio ambiente ainda carece de muitos cuidados. Ainda poluímos o ar que respiramos, degradamos o solo que nos alimenta e contaminamos a água que bebemos.
Por que agredimos o meio ambiente?
Porque a maioria daspessoas crê que os recursos naturais são infindáveis, portanto, não precisamos nos preocupar com eles. Hoje sabemos que nós, seres humanos, não somos os donos da Terra. Fazemos parte dela e precisamos aprender a viver em harmonia com ela, protegendo-a, e respeitando-a. Ao se aumentar o consumo, aumenta-se à pressão sobre os recursos naturais, ou seja, necessita-se mais água, matéria-prima,eletricidade, combustível e solos férteis. Com o consumo desenfreado, cresce a degradação ambiental em todas as suas formas. Perde-se, então, a qualidade de vida.  
Cada homem é capaz de modificar e de moldar o mundo. Basta que ele modifique a si mesmo, e verá o mundo inteiro modificar-se com ele. Quando eu vir um rosto pouco amigável no espelho, basta que eu sorria - e ele sorrirá para mim, comcerteza! Todos querem constantemente modificar o mundo, mas ninguém utiliza os únicos meios que poderão levar ao sucesso. Quem modifica a sua afinidade, capta um novo programa, percebe um mundo diferente.
Cada pessoa vive em seu "mundo", e há tantos mundos quantas forem as pessoas. Todos esses mundos são apenas fragmentos, aspectos do mundo real, que seguem suas próprias e irredutíveis leis, nãose deixando impressionar por homens que clamam por mudanças. O mundo exterior é a fonte mais segura para a situação em que nos encontramos. Quando o homem aprender a perguntar pelo significado de tudo o que lhe acontece, não só compreenderá melhor a si mesmo e à sua problemática, como também descobrirá as possibilidades para a sua modificação.
Seja o que for que nos suceda, imediatamente...
tracking img