Os contratualistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão A
Como Hobbes e Locke relacionam o Estado de Natureza e o Estado de Guerra?

R.:
Tanto para Hobbes quanto para Locke, o Estado de Natureza significa o estado pré-sociedade civil, semexistência de autoriedade política ou governo, onde vigoram leis de cunho natural.
A principal divergência entre as concepções de Hobbes e Locke, é que para Hobbes, o Estado de Guerra, deconflito constante entre os indivíduos é inerente ao Estado Natural à medida que esses indivíduos exercem seus direitos naturais de satisfação dos desejos e auto-preservação e tendem a violar a liberdade dopróximo na buscar por bens ou recursos escassos. Para Locke, no entanto, esse Estado de Guerra não necessariamente existe se os homens respeitarem a liberdade e a propriedade alheia. Locke argumentaque o Estado de Natureza é um estado de igualdade onde os homens teriam a liberdade de regular suas ações e dispor de seus bens. Ambos, no entanto, concordam com necessidade da criação de uma sociedadecivil uma vez que o homem é incapaz de ser o juiz de suas infrações às leis naturais (Locke) e teme a morte violenta que um semelhante pode lhe infrigir (Hobbes).




Questão C
Compare asdescrições do Soberano feitas por Hobbes e Rosseau.

R:
A principal divergência de concepção a respeito do conceito de Soberano para Hobbes e para Rosseau está em qual seria a instituição queexerce essa soberania.
Para Hobbes, independente de formato organizacional (monarquia, aristocracia ou democracia) o Soberano é o Estado e é ele quem, por intermédio das instituições públicas, possui opoder absoluto para redigir, julgar e aplicar leis, estabelecer e definir propriedade privada, exigir obediência dos governados, etc. Esse Estado Soberano, no entanto, teria a obrigação de respeitaros dois ditos direitos naturais dos governados: O direito à vida e o direito à paz, uma vez que foi para garantir esses direitos que o Estado teria sido concebido.
Para Rosseau, o exercício do...
tracking img