Os compromissos conservadores do liberalismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NEDER , Gislene. Os Compromissos Conservadores do Liberalismo no Brasil . Rio de Janeiro : 1979.

O livro de Gizlene Neder Os compromissos conservadores do liberalismo no Brasil , foi produzido a partir de sua tese de mestrado em Ciência Política apresentado ao IUPERJ, em janeiro de 1979, sobre o pensamento abolicionista de Joaquim Nabuco . Este trabalho tem como objetivo principal adelimitação dos aspectos conservadores da ideologia dominante no Brasil.
Para a realização de seu trabalho Neder utilizou basicamente os discursos parlamentares da Câmara dos Deputados no ano de 1871 e o pensamento abolicionista.
O livro é dividido em duas partes no qual na primeira parte é feita uma analise da grande propriedade agrária escravista e a segunda fala sobre sua relação com a ideologiadominante que viabiliza o Estado nacional no Brasil , em formação.
Na presente resenha o livro “Os compromissos conservadores do liberalismo no Brasil’’ de Gizlene Neder será analisado , sendo destacado seus principais objetivos e argumentos .
Gizlene neder, em Os compromissos conservadores do Liberalismo no Brasil , faz uma analise do discurso político- ideológico sobre as formas de utilização damão-de-obra no Brasil na segunda metade do século XIX . De maneira que possa-se conhecer mais a fundo as articulações de discurso acerca da realidade brasileira , que ao mesmo tempo apontava na construção da nação e da cidadania e procurava manter , através da ideologia liberal que defendia a propriedade individual , o direito de escravizar .
Neder , também tem como objetivo o estudo dasformas assumidas pela ideologia da classe dominante nos momentos de crise da sociedade brasileira .
A autora argumenta que diferentemente de que muitos estudiosos dizem , apesar do autoritarismo está hegemonicamente presente no processo histórico brasileiro, isso não significa que o liberalismo não tenha importância nesse processo , pois antes mesmo da independência , essas ideias já estavampresentes no contexto social brasileiro, essas duas concepções podem ser consideradas faces da mesma moeda . Os ideais liderais desempenharam uma papel importante na construção da ideia de nação e cidadania brasileira , e além disso, apesar de uma pratica política autoritária e repressiva sobre as massas , a visão da classe dominante sobre a questão servil levava em conta o liberalismo.
Deacordo com ela ao longo da história da sociedade brasileira , quando o autoritarismo vê-se impossibilitado de propor alternativas para a saída das crises , procura-se soluções nos ideais do liberalismo , porém esses ideais liberais assumidos tem especificidades e limites , pois apesar dele ser “ preso aos postulados liberais articulados na Europa ,mostra-se na sua faceta mais conservadora ,moderada tentando uma adaptação a realidade brasileira” ¹. Ou seja , apesar das ideias do Liberalismo ter sido trazidas da Europa , no Brasil ele se concretizou de forma diferente , isso devido as suas particularidades econômicas , políticas e sociais. A autora diz que ele sofre um processo que ela chama de ajuste e desajuste² quando entra em contato com a realidade brasileira.
O Liberalismo foiintroduzido no Brasil a fim de atender as necessidades de uma classe dominante, de maneira mais ampla a classe dos proprietários rurais e dos grupos vinculados a ela , que se apoderavam desses ideias na busca de maior liberdade política e econômica .
Como já foi citado a cima a autora afirma que entrando em contato com a realidade brasileira o Liberalismo teve que passar por modificações assumindoparticularidades próprias da sociedade brasileira , pois a sociedade brasileira era formada em bases muito diferentes da europeia , o conservadorismo tinha uma força muito grande no Brasil . Assim também afirma Emilia Viotti³ em seu texto Da Monarquia a República, diz que os projetos Liberais quando trazidos da Europa pelos reformadores encontram uma realidade muito diferente das bases...
tracking img