Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES JEQUITINHONHA E MUCURI
FACULDADE INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – 2º PERÍODOLUCIENE GOMES

RESENHA DO ARTIGO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLETINDO SOBRE AS ATUAIS CONTROVÉRSIAS.

Diamantina/MG
Fevereiro de 2013
Luciene IzabelGomes

RESENHA DO ARTIGO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLETINDO SOBRE AS ATUAIS CONTROVÉRSIAS.

Trabalho apresentado como exigência parcial à aprovação da disciplina Princípios e Métodos do Ensinode Língua Portuguesa do curso de Pedagogia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Orientadora: Profª.Urácia Melissa de Lima

Diamantina/MG
Fevereiro de 2013
Refletindo sobre as controvérsias da alfabetização e letramento.

O artigo de Lúcia L. B. Rego nos reporta a tempos remotos, quando aalfabetização no Brasil era posta em discussão, na tentativa de se encontrar os métodos mais eficazes, culminando na eleição de um conjunto de pré-requisitos para uma alfabetização bem sucedida. Entretanto,percebeu-se que somente tais métodos não seriam capazes de sanar as dificuldades relacionadas ao processo, foi necessário não descuidar de privilegiar a maturidade dos aspectos perceptuais e motores,aliados ao domínio da linguagem oral.
Uma das grandes controvérsias referentes ao tema alfabetização no Brasil se deve à tradicional metodologia de reconhecimento das palavras, baseada na cópia,repetição e memorização, sem que se oferecesse ao aluno, a oportunidade de usar o que aprendia nas famosas cartilhas regionais, aplicando a situações reais de comunicação.
Nos anos oitenta surgiram novosquestionamentos acerca da alfabetização escolar no Brasil, pautados na busca de novas concepções, considerando pesquisas nas áreas da psicologia cognitiva e psicolinguística, passando-se a...
tracking img