Os benef cios e malef cios trazidos pela reforma ortogr fica ainda n o podem ser

363 palavras 2 páginas
Os benefícios e malefícios trazidos pela reforma ortográfica ainda não podem ser mensurados, tomando por base as opiniões de diversos especialistas, verifica-se que a reforma ortográfica causa muitas divergências.

Eis alguns pontos levantados para os que são favoráveis à reforma: os documentos dos organismos internacionais que adotam o português precisam ser duplicados, devendo ser publicados nas duas línguas; os materiais didáticos, como dicionários e gramáticas precisam ser reproduzidos tanto no Brasil quanto em Portugal.

Nesse sentido, a reforma trará benefícios, promovendo a unificação da ortografia, facilitando a tradução de documentos oficiais, a incluindo o idioma em um cenário mais amplo no meio internacional e promovendo o intercâmbio cultural entre os países de origem lusófona.

Outro aspecto positivo a ser analisado é a redução de gastos na edição de livros, estimulando os países a se interessarem pela literatura de outros países que também adotam a língua portuguesa como língua oficial, estimulando o interesse em conhecer a literatura alheia, tornando-a mais acessível a todos.

Por outro lado, há os que são contra e alertam para os gastos na reedição de livros distribuídos nas escolas, que podem gerar gastos incalculáveis, bem como, a tarefa de reeducar as crianças que foram alfabetizadas recentemente sob as regras antigas, há também o temor de Portugal perder sua identidade, sendo reconhecido apenas o Português como o português do Brasil.

Outros afirmam que a reforma nos moldes em que se encontra trará poucas vantagens para o ensino, devido os custos serem maiores que os benefícios, alegando que a mudança é muito mais uma reforma política do que linguística. Sem contar que, não se pode avaliar se realmente ocorrerá o intercâmbio esperado com a unificação, entre os países falantes desse idioma. Eles alegam também que o interesse internacional por um país surge quando ele cresce e evolui econômica e culturalmente.

Diante dos fatos analisados,

Relacionados