Os atomistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OS ATOMISTAS:
A pior parte da confecção de um texto é seu inicio, ainda mais um texto com a responsabilidade de retratar com os olhos dos grandes gênios da humanidade o mundo que podemos e ao mesmotempo não podemos ver. A filosofia pré socratica nos leva ao tempo em que os homens ainda viviam em uma "escuridão total", tempo que nada sabiam, além, claro, do que seus sentidos pudessem perceber.Com a preocupação de responder e elucidar a fisis é que os primeiros filosofos começaram suas reflexões, sendo que, face à genialidade de seus pensamentos, conseguiram fazer com que suas teoriasficassem atuais, resistindo, por muitas vezes, à força da ciência moderna. Neste contexto entram os filosofos atomistas, que mantém sua influencia até hoje, fazendo assim com que seus pensamentos continuemcontribuindo para a humanidade, mesmo após milênios.
Como seria a fisis para os atomistas? Segundo eles, tudo que existe é composto por particulas indivisíveis, imutáveis, os átomos. O restante era ovazio, o vácuo, o não ser. O ser era o átomo. Diziam que as formas, os cheiros, as cores, eram formados por partes, não visiveis à olho nú, as quais, dispostas em formatos diferentes formavam o tudo,como que num quebra cabeças, dando assim os valores e conceitos que se encontram em nossa mente. Na realidade, uma mesa é somente uma forma de n X átomos dispostos em um lugar. A mesa é a forma, oátomo é o ser.
Seguindo seus pensamentos, cheguei à Lavosier (aquele do "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"), fazendo uma analogia entre os atomistas e ele, cheguei à conclusãoque se tudo é formado por átomos e que se esses átomos sempre se reorganizam para dar formas as mais variadas coisas, nós não viemos e nem vamos para nenhum lugar, sempre estivemos aqui, apenasestavamos organizados de uma forma diferente da que temos hoje. Talvez um dia um átomo de carbono do meu corpo já foi um pedacinho de um dinossauro, ou de uma árvore, ou ainda, de um diamante. Entendo...
tracking img