OS 5 S

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU
FACULDADE VISCONDE DE CAIRU



CRISTIANE SANTOS OLIVEIRA
SILVANA DANIEL BISPO







5S (Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke)




























SALVADOR
2013
CRISTIANE SANTOS OLIVEIRA
SILVANA DANIEL BISPO










5S(Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke)












Resenha apresentada como requisito parcial para avaliação da disciplina Tecnologia da Informação e comunicação do curso de Administração do turno noturno da Faculdade Visconde de Cairu sob a orientação do professor Cristozildo.





SALVADOR2013

SUMÁRIO





1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PRINCIPAIS BENEFICIOS DA METODOLOGIA SÃO: 5
2.2 SE O 5S É UMA COISA NATURAL,PORQUE DEVEMOS INSISTIR EM APRENDER E PRATICÁ-LO?6
2.3 O 5S NATUTRALMENTE 6
2.4 O 5S NO BRASIL 7
2.5 IMPLANTAÇÃO DOS 5S NO ESCRITÓRIO 8
2.6 PARTICULARIDADES NAS ARÉAADMINISTRATIVAS 9
2.7 ESTRATÉGIAS PARA A PRÁTICA DOS 5S NA ARÉA ADMINISTRATIVA 11
2.8 APLICANDO OS 5S NA VIDA PESSOAL 12
3 CONCLUSÃO 13





















1 INTRODUÇÃO

“5S” é umaprática desenvolvida no Japão, onde os pais ensinam a seus filhos princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta. Depois de ocidentalizada ficou conhecida como “Housekeeping”. Assim, as organizações com o objetivo da busca de melhoria da qualidade de vida no trabalho, cria no programa 5S uma base para o desenvolvimento dessa qualidade. Não só os aspectos de qualidade e produtividadedevem ser delegados aos funcionários, o mesmo deve ocorrer com relação a organização da área de trabalho, gerando descarte dos itens sem utilidade, liberação de espaço, padrões de arrumação, facilitando ao próprio funcionário saber o que está certo e o que está errado, manutenção da arrumação,limpeza, áreas isentas de pó, condições padronizadas que clareiam a mente do funcionário e a disciplinanecessária para realizar um bom trabalho, em equipe, e dia após dia. O caminho prático é a implantação dos 5Ss, cinco passos integrados, que buscam fortalecer 5 Sensos,formando um todo único e simples que nos ajudam a encarar o ambiente de trabalho de uma maneira totalmente nova.


















DESENVOLVIMENTO

Foi criado por Kaoru Ishikawa, licenciado em Química Aplicadapela Universidade de Tóquio e após a II Guerra Mundial incentivou a formação do JUSE, Union of Japonese Scientists and Engineers (União dos Cientistas e Engenheiros Japoneses), promotora da qualidade no Japão. 
No Japão na década de 50, a necessidade de re-organização era enorme devido a destruição causada com a II Guerra Mundial. Você conseguiria imaginar um país destruído, sem recursos e com suapopulação em pânico, reerguer-se utilizando como base o programa 5S? 
Pois bem, daí você pode parar e pensar na força que essa ferramenta tem se for bem utilizada. 

2.1 PRINCIPAIS BENEFICIOS DA METODOLOGIA SÃO:

 Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão.
1. Redução de despesas e melhor...
tracking img