Os 12 deuses gregos suas vidas e seus relacionamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS DOZE PRINCIPAIS DEUSES GREGOS NO OLIMPO

No início os gregos tinham muitos deuses locais, cada deus possuía um lugar sagrado. Podia ser uma floresta, um lago, etc. Mas com o passar do tempo, doze deuses tornaram-se mais importantes. O nome dos principais deuses que comandavam o Olimpo esta abaixo: Zeus, Hera,Atena,Apolo,Ártemis,Hermes,Ares,Hefesto,Afrodite,Poiseidon,Héstia,Demeter
ZEUS.Governante do Monte Olimpo, rei dos deuses e dos homens, deus do tempo, sexto filho de Cronos e de Réia. Estava destinado a ser comido pelo pai, como seus irmãos.Mas a mãe o escondeu, dando a Cronos uma pedra para comer. Depois de crescido, Zeus deu uma beberagem a Cronos e o fez vomitar filhas e filhos, que se uniram a Zeus contra os deuses mais velhos.Usando raios roubados, eles ganharam abatalha e o universo.
Zeus: O sábio governava os deuses no olimpo e protegia a Grécia. Mandava a chuva, o vento e a neve e era o senhor dos trovões. Os seus símbolos eram o carvalho e a águia. Os jogos Olímpicos realizavam-se em sua honra. Até mesmo nos poemas Gregos antigos, Zeus foi o governante dos deuses, ou da maioria dos poderosos e dos sábios. Mas, Zeus também era acusado por numerosasindiscrições sexuais com deusas e mulheres mortais. Essas ligações resultaram no nascimento de um número de semideuses e heróis, para quem os Gregos também estabeleciam cultos. A despeito de sua sabedoria e majestade, Zeus podia também ser indulgente e ocasionalmente cruel. No primeiro século antes da era comum, sua identidade fundiu-se com Júpiter, deus Romano. E este novo Zeus/Júpiter foi tornar-se osupremo, uno, poderoso, e protector benevolente do império Romano. Ligado aos assuntos terrestres foi frequentemente igualado com a providência divina e trabalhando o destino.

HERA

Hera: era a terceira mulher de Zeus. Hera é a deusa do matrimônio e do parto, Protegia as mulheres e as mães, na mitologia grega, Hera representava a divindade do casamento, protetora das mulheres e dosnascimentos. Esposa e irmã de Zeus (deus dos deuses).O seu casamento nem sempre foi feliz porque Zeus se apaixonava por outras mulheres, ela possuía uma personalidade forte, marcada pela agressividade, orgulho e pelo ciúme. Este comportamento fazia com que ela ficasse perseguindo as amantes de Zeus, Hera é vingativa com as amantes do marido e com os filhos de Zeus que elas geram. Num dos mitos, Hera tentamatar o herói grego Heracles (Hércules), quando este ainda era apenas um bebê.
De acordo com os mitos, Hera mostrava apenas os olhos para os mortais e apresentava-se sempre com uma coroa de ouro na cabeça. Ela marcava os locais que protegia com penas de pavão (seu pássaro favorito). 
Hera possuía sete templos na Grécia, que, de acordo com a mitologia, foram destruídos pelo herói Hercules que aaprisionou num jarro de barro.De acordo com a mitologia, Hera tinha como principal rival a deusa Afrodite Muito vaidosa, Hera tinha raiva de Afrodite, pois queria ser mais bonita do que a deusa do amor.. Para os gregos, Hera e Zeus simbolizam a união homem-mulher Os seus símbolos dela são a romã e o pavão.

ATENA

Atena: Filha de Zeus e de sua primeira mulher Oceânide Métis,era a filha preferidado pai . Embora a mitologia lhe reservasse várias atribuições, em todas elas Atena personificava a serenidade e a sabedoria características do espírito grego.Zeus, segundo a Mitologia Grega, para evitar o cumprimento de uma profecia, engoliu sua amante grávida, a Oceânide Métis. Depois ordenou a Hefesto que lhe abrisse a cabeça com um golpe de machado e dela nasceu Atena, já armada. Acredita-seque ela era originalmente a deusa-serpente cretense, protetora do lar. Adotada pelos micênicos belicosos, seu caráter tutelar completou-se com o de guerreira. Finalmente, transformou-se na deusa protetora de Atenas e outras cidades da Ática. Como todos os deuses do Olimpo, Atena tinha um caráter dual: simbolizava a guerra justa e possuía uma disposição pacífica, representando a preponderância da...
tracking img