Mitologia grega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MITO E MITOLOGIA
O mito, do grego "mithos", é uma narrativa com caráter simbólico, utilizada por uma cultura para explicar os fenômenos naturais, a origem do mundo e do homem e outros acontecimentos, utilizando criaturas superiores, imortais, seres nunca antes vistos para explicar tais acontecimentos. O mito é uma parte do rito, este utiliza-se de cerimônias, danças, teatros, entre outrasdemonstrações para por em prática o mito na vida humana.
A palavra mito também é utilizada para se referir á uma crença comum sem fundamentos científicos , ou seja, algo que não pode ser provado, portanto, de credibilidade desconfiável para algumas pessoas. Mas não são apenas acontecimentos que não podem ser provados pela ciência que se tornam mitos. Acontecimentos históricos reais podem setransformar em mitos caso adquiram uma carga simbólica para uma determinada cultura, porém, isto é raro. Na maior parte dos casos, os mitos referem-se aos relatos de antigas civilizações , passados de geração em geração, que, quando organizados, nos falam muito sobre a cultura desta civilização e muitas vezes, tem ligação com ritos que acontecem até os dias de hoje.
A mitologia é o estudo destes mitos (dogrego "mithos", e "logos", estudo) de uma determinada civilização. A mitologia comparada é o estudo de vários mitos não necessariamente da mesma civilização, visando encontrar as semelhanças e diferenças entre os mitos, enquanto mitologia grega é o estudo dos mitos apenas da grécia antiga, a mitologia nórdica somente dos mitos nórdicos, a mitologia egípcia apenas dos mitos egípcios, e assim pordiante.
“Caixa de texto: Você sabia?
As principais fontes de estudo da mitologia grega são os poemas escritos em livros como A Ilíada e A Odisséia de Homero. Homero era um poeta grego, e não se sabe exatamente onde ele nasceu, nem quando ele nasceu. Também não se sabe exatamente se o poeta realmente existiu ou se ele era um grupo de pessoas, o fato é que uma das principais fontes da mitologiasão as obras dele, e também, uma forma de entender o que aconteceu na Guerra de Tróia.”

Há várias teorias sobre a origem da mitologia. As 4 principais teorias são:
Teoria Bíblica
Segundo esta teoria, todos os mitos são originadas nas Escrituras, todos os mitos viriam dali, e todos os nomes e fatos haviam sido modificados, mas esta teoria não pode ser exagerada até explicar a maioria das lendassem cair no contra-senso. Porém, há quem aceite ela.
Teoria Histórica
Segundo esta teoria, todas as personagens mencionados realmente viveram, realmente existiram, e todas as lendas e tradições que surgiram para celebrar tais mitos foram acrescentadas posteriormente por poetas que costumavam embelezar muito fatos, e muitas vezes, acrescentaram alguns elementos para que ficasse mais interessantetornando-os assim, quase inacreditáveis.
Teoria Alegórica
Esta teoria diz que todos os mitos são apenas alegorias, que nunca existiram de fato, mas sim, continham alguma verdade moral, alguma lição que esperavam que fosse passada com os mitos, ou seja, Saturno, a divindade que devorava seus próprios filhos, é a mesma coisa que o titã Cronos, para os gregos, a personificação do tempo. Ou seja,sob forma de alegoria, estão tentando dizer: O tempo destrói tudo o que ele próprio constrói.
Teoria Física
Segundo esta teoria, os principais elementos, ou seja, terra, ar, fogo e água eram primeiramente objetos de adoração, e que sendo assim, não foi difícil o surgimento de supostos seres superiores que governavam cada um dos elementos. Os gregos, que tinham uma imaginação muito fértil, criaramuma divindade para cuidar desde o sol e o mar, até o menor dos riachos. Além disso, povoaram todos os lugares com seres invisíveis, os quais eles apenas imaginavam a aparência.
fontes: pesquisas do maycon e o livro de ouro da mitologia, Thomas Bulfinch, editora Ediouro, 2006, p.: 287, 288
Mitologia Grega

Os gregos eram politeístas e acreditavam na existencia de deuses e seres de certa...
tracking img