Orixá Urêêê

1062 palavras 5 páginas
ORIXÁ URÊÊÊÊÊ, É UM LAXÉ BABÁ, ORIXÁ URÊ OBERI O MAN”
(escrita e acentuação com o intenção de destacar o som)

Este é um assunto ao qual sempre quis entender, mas faltava-me informações necessárias à sua compreensão. Agora talvez possamos fazer um breve comentário sobre ele.

No candomblé contemporâneo, não há como negar a presença desta cantiga que transformou-se num hino, ela toca o coração de todos, a maioria das pessoas ao ouvirem, ficam embriagado com a melodia, ficam irradiados com o ritmo melancólico que ela produz, ficam todos reféns àquele som que entra por nossos ouvidos, mas que tocam a nossa alma, de tal maneira que aqueles que estão como observadores, acabam por participar da dança, aqueles que estão como críticos, passam a ser solidário ao sentimento que toma conta de todos, e constatamos uma verdadeira explosão de energia que emana de dentro de cada ser que esta a nossa volta.

Mas o que tem essa cantiga de especial, sua letra é desconhecida da maioria, não é o significado do que ela diz que faz com que as pessoas sintam a energia que esta a nossa volta, então qual é esse fenômeno que atinge a todos. O ritmo por si só não me traz qualquer tipo de associação que eu possa fazer, mas o sentimento de quem a canta, esse sim é contagiante, sentimos que o intérprete tira do fundo de sua alma, a externação do que ele quer passar, ainda que não saiba o que esta falando.

Com base nisso, foi feita uma busca rápida na internet para localizar autores que tomaram a iniciativa de criar uma letra em Yoruba que pudessem descrever essa cantiga, na intenção de dar vida escrita ao que tanto nos comove, colocamos aqui alguns destes trabalhos.



Oní sé àwúre a nlá je oni se awure a nlá jé,

Oní sé àwúre ó bérì omon, oni se àwuré, oní sé àwúre a nlá jé,

Bàbá oní sé àwúre ó bérí omon.

Senhor que faz com que tenhamos boa sorte e com que sejamos grandes, Senhor que faz com que tenhamos boa sorte e com que sejamos grandes, Senhor que nos dá

Relacionados