Origens da arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria da Literatura I




As Origens da Arte



A Arte é quase tão antiga quanto o homem. É uma forma de trabalho, e o trabalho é uma atividade característica d o homem Marx definiu o trabalho:
O processo do trabalho é uma atividade deliberada... para uma adaptação das substâncias naturais nos desejos humanos.

O homem se apodera da natureza transformando-a. O homem também sonhacom um trabalho mágico que transforme a natureza. A indagação quanto aos que teria existido antes, se o homem ou a ferramenta, é, portanto, puramente acadêmica. Não há ferramenta sem o homem, nem homem sem ferramenta, os dois passaram a existir simultaneamente e sempre se acharam indissoluvelmente ligados um ao outro.

A mão é o órgão essencial da cultura, o iniciador da humanização. Isso nãoquer dizer que tenha sido a mão sozinha que fez o homem.
Porém o órgão diretamente decisivo foi à mão Já S.Tomás de Aquino estava ciente dessa significação única das mãos, e expressou na sua definição do homem (O homem possui razão e mão).

Devemos considerar o trabalho como forma de atividade peculiar à espécie humana. Uma aranha realiza operações que se assemelham às de um tecelão e muitosarquitetos hão de ser sentir encabulados em face da habilidade com que as abelhas constroem suas colméias. O processo de trabalho resulta na criação que algo desde o princípio existia na imaginação do trabalhador, existia numa forma ideal. Não ocorre apenas uma mudança de forma provocada pelo trabalhador nos objetos naturais; ocorre, no mesmo tempo a realização de propósitos humanos em objetos queexistiam na natureza,independente do homem.

Esta é uma definição do trabalho ao tempo em que ele alcançou o seu completo desenvolvimento, ao tempo em que ele já atingiu o seu estagio efetivamente humano. Porém um longo caminho ainda devia ser percorrido antes de ser realizada essa forma final de trabalho, isto é, antes de se chegar à madura humanização do ser pré-humano.
O homem é realmente ummamífero, mas começa a fazer alguma coisa diferente daquilo que podiam fazer outros mamíferos. Os animais em geral, também agem segundo “experiência”, o que significa: segundo um sistema de reflexos condicionados. É isso que chamamos de “instinto” animal. Todo organismo biológico possui relações de metabolismo com o mundo circundante; continuamente tira algo do mundo e dá-lhe algo.

Os órgãosbiológicos não são passiveis de substituição. Já o instrumento de trabalho que o homem utiliza, exterior ao organismo, pode ser substituído, e um instrumento primitivo pode ser trocado por outro mais eficiente.

A descoberta humana de que alguns instrumentos são de melhor uso que outros e de que os instrumentos podem ser substituídos uns pelos outros levou inevitavelmente à descoberta de que uminstrumento útil pode ser tornado mais eficiente, isto é, à descoberta que o instrumento não precisava ser diretamente tomado à natureza, mas podia ser produzido.

Há um fruto a ser escolhido de uma árvore. O animal pré-humano procura alcançá-lo, mas seu braço é muito curto e ele não o consegue; depois de repetidas tentativas frustradas, sua atenção é compelida a desviar-se para outras coisas.Porém se o animal
se serve de uma vara o seu braço se estende; e se ,a vara ainda for curta , ele ainda pode utilizar uma segunda e uma terceira, até encontrar uma capaz de faze-lo colher o fruto.
Conquistou-se uma nova forma sobre a natureza e esta nova força é potencialmente ilimitada. Nessa descoberta, precisamente, está uma das raízes da mágica e, por conseguinte, da arte.


Nocérebro de um mamífero desenvolvido, uma interação hereditária se estabeleceu entre o centro que assinala a fome a necessidade que o organismo tem de alimentos e o centro é excitado pela imagem ou pelo cheiro de um determinado alimento. A vara ainda não faz surgir o propósito da obtenção do fruto; é apenas o instrumento instintivamente buscando para fazê-lo cair. O processo unilateral o trabalho...
tracking img