Arte e sua origem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Professor: Antonio Santiago da Costa Neto
Disciplina; Arte
Aluno (a):__________________________________

O que é Arte?

É vista como uma palavra mágica, difícil de ser entendida, algo muito longe quase fora da realidade, distante do nosso olhar. Todos nós temos contato com a arte no nosso cotidiano.
Ex: cinema, teatro, musica, pintura, poesia, dança artesanato,etc.
Todas essas manifestações nos sugerem uma imagem ou ideia diferente para cada pessoa, por isso a palavra arte tem diversas definições.

Arte – Criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura.

Arte - É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamosnossos conhecimentos.

Apresenta-se sob variadas formas como: a música, a escultura, a dança, a pintura, o teatro, o cinema, a literatura, etc.
Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais). O artista precisa da arte e da técnica para comunicar-se.

O homem criou objetos para satisfazer as suas necessidades práticas, comoas ferramentas para cavar a terra e os utensílios de cozinha. Outros objetos são criados por serem interessantes ou possuírem um caráter instrutivo. O homem cria arte como meio de vida, para que o mundo saiba o que pensa, para divulgar suas crenças (ou as de outros), para estimular e distrair a si mesmo e aos outros, para explorar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas.Arte todo dia
A arte está presente em nossa vida, embora na maioria das vezes não nos damos conta disso. Convivemos com ela nas festas populares, como o carnaval, nas histórias que lemos nos livros ou vemos na televisão ou no cinema, nas esculturas e nos monumentos da cidade. Também estamos em contato com ela quando desenhamos e apreciamos
pinturas e objetos expostos em museus.
Pormeio da arte é possível nos comunicarmos com o mundo, expressarmos nossos sentimentos e nossas ideias. Por isso, a arte pode divertir ou incomodar as pessoas. Ela pode nos fazer pensar em coisas que em geral não observamos, à primeira vista, no dia a dia. A arte pode ser usada como forma de protesto e pode ser útil até mesmo para tornar produtos mais atraentes, na área da indústria e do comércio.
Aarte, sobretudo, pode dar prazer e emocionar quem a faz e quem a aprecia.
Você pode imaginar como seria o mundo sem música, sem dança, sem histórias e sem imagens?
A arte pode representar aspectos de nossa vida. Nos dias atuais, na chamada arte contemporânea isso não ocorre com muita frequência, mas no passado grande parte da produção dos artistas era constituída de cenas históricas de heróis,passagens religiosas e representações do dia a dia das pessoas.
Os artistas, empregando sua sensibilidade, registraram aspectos importantes da vida de cada sociedade. Por meio desses registros, podemos estudar a história da humanidade. Podemos ter ideia de como eram as cidades no passado, como as pessoas se vestiam, como organizavam suas festas e seus rituais religiosos. Os artistas tambémpodem transformar em poesia passagens banais da vida, como as pessoas andando na chuva.

HISTÓRIA DA ARTE

OS PRIMEIROS ARTISTAS DA HUMANIDADE

Os primeiros artistas da humanidade foram os homens da Pré-história. Eles viviam em pequenos grupos e eram nômades, não tinham lugar fixo para habitar. Alimentavam-se da caça, da pesca e dacolheita de frutos.
Dois fatos foram muito importantes nesse período: o homem aprendeu a fazer o fogo, com o qual se aquecia e afugentava os animais, e a utilizar as pedras lascadas, com as quais confeccionavam instrumentos para caçar, guerrear e realizar entalhes nas paredes. Por isso o primeiro período da Pré-História ser chamado de Período da Pedra Lascada ou Paleolítico.
Mesmo...
tracking img