origemn das celulas brancas

4977 palavras 20 páginas
A ORIGEM DAS CÉLULAS BRANCAS

Introdução: As principais células do sistema imunológico são os leucócitos. Os leucócitos incluem monócitos, linfócitos, eosinófilos, basófilos e neutrófilos. As células que são reconhecidas pelo sistema imune são denominadas antígenos. As células brancas têm a capacidade de reconhece-los e de quando voltar a reconhecer, reagir rapidamente a este antígeno, quando reintroduzido no organismo. As Células Brancas e suas funções: Linfócitos: Os linfócitos são as principais células defensoras de nosso corpo. Existem os linfócitos T que se diferenciam no Timo e os linfócitos B que se diferenciam na medula óssea. Linfócitos T: Atuam na imunidade mediada por células e na regulação da síntese de anticorpos. Podemos ter 3 tipos de linfócitos T:
Linfócitos T helper: Entram em contato com o macrófago iniciando a resposta imune. Libera interleucina para regular a produção das células citotóxicas e dos linfócitos B.
Linfócitos T supressores: Suprem resposta imune e atuam em células alvo
Linfócito “natural killer”: Atuam na rejeição de transplantes e ataca célula tumoral.
Linfócitos B: Atuam na imunidade humoral, sintetizam anticorpos e os secreta após sua diferenciação em plasmócitos

Monócitos: São encontrados no sangue e quando vão para os tecidos, se transformam em macrófagos. Os macrófagos fagocitam agentes agressores e integram a imunidade humoral, celular, iniciando a resposta imune como células apresentadoras de antígenos aos linfócitos T Basófilos Estão envolvidos em reações alérgicas de hipersensibilidade imediata e por isso são muito poucos no sangue periférico ( menos de 1%). Eosinófilos: Modulam reações de hipersensibilidade Neutrófilos: É ativo na defesa do organismo contra infecções, através da motilidade, fagocitose, quimiotaxia, e digere microorganismos. Origem das Células Brancas O mesoderma embrionário reveste externamente o saco vitelino. Os primeiros

Relacionados