Origem e historia do computador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A história e evolução do computador Presentation Transcript

A evolução do Computador Disciplina : TIC ( Tecnologias de Informação e Comunicação
Evolução Histórica
A partir deste elemento de cálculo outros similares apareceram em diversos lugares do mundo, sendo chamados de ábaco.
O mais antigo data de 3500 a.C., no Vale entre os rios Tigre e Eufrates. Por volta doano 2600a.C. apareceu o ábaco chinês que evoluiu rapidamente e foi chamado na sua forma final de Suan-Pan, de modo semelhante apareceu no Japão o Soroban.
Ábaco
O ábaco constituiu o primeiro dispositivo manual de cálculo; servia para representar números no sistema decimal e realizar operações com eles.
Um ábaco consiste numa moldura dividida em 2 partes; possui uma varetavertical para cada dígito, sendo que cada vareta tem na sua parte inferior 5 anéis que em repouso ficam para baixo, e na parte superior 2 anéis que em repouso ficam para cima.
O número que pode ser calculado depende do número de varetas.
No final do século XVI, o matemático escocês John Napier, inventor dos algarismos naturais, idealizou um dispositivo baseado em bastões quecontinham números, capaz de multiplicar e dividir de forma automática.
Também idealizou um calculador com cartões que permitia a realização de multiplicações e recebeu o nome de Estruturas de Napier. (figura abaixo)

Estruturas de Napier
Máquina Aritmética
Por volta de 1623, Wilhelm Schickard construiu uma calculadora mecânica, baseada em rodas dentadas capazde multiplicar. Mas somente em 1957 essa calculadora ficou conhecida. Como todas as pioneiras máquinas de calcular, as multiplicações eram feitas através de somas sucessivas.
Em 1642 o filósofo e matemático francês Blaise Pascal inventou a primeira máquina automática de calcular.A máquina era feita de rodas dentadas que simulavam o
funcionamento do ábaco, realizava apenas somae subtracção e o resultado era mostrado numa sequência de janelinhas.
Inicialmente esta máquina foi chamada de PASCALINA, mas terminou, mais tarde, por receber o nome de Máquina Aritmética de Pascal. (figura abaixo)
Régua de Cálculo
Patridge, em 1650, com base nas experiências de Napier, inventou um novo instrumento, a Régua de Cálculo, que era constituída de uma pequenarégua que deslizava sobre uma base fixa, na qual haviam diversas escalas para a realização de determinadas operações.
Máquina Aritmética de Morland.
Samuel Morland, matemático inglês, em 1666, inventou uma outra máquina mecânica de calcular, a Máquina Aritmética de Morland.
Máquina de Pascal
O matemático alemão Gottfried Wilhelm Von Leibnitz, em 1672, aperfeiçoou aMáquina de Pascal, construindo a calculadora universal, que realizava soma, subtracção, multiplicação, divisão e ainda calculava raiz quadrada.
Tear Automático
Em 1801 Joseph Marie Jackuard construiu um tear automático que aceitava entrada de dados através de cartões perfurados para controlar a confecção e desenho dos tecidos. Esta máquina pode ser considerada a primeira máquina mecânicaprogramável.
Máquina das Diferenças
No ano de 1822, Charles Babbage idealizou a Máquina das Diferenças, que consistia num dispositivo mecânico baseado em rodas dentadas, para a avaliação de funções e a obtenção de tabelas. Esta máquina não chegou a ser construída devido ás limitações tecnológicas da época .
Máquina Analítica
Babbage, em 1833, projectou a MáquinaAnalítica ou Diferencial, que de certa forma era semelhante aos computadores actuais, pois dispunha de programa, memória, unidade de controle e periféricos de saída.
A ideia da construção surgiu da necessidade de se realizar automaticamente tabelas de logaritmos e funções trigonométricas.
Pelos mesmos motivos da sua invenção anterior Babbage não viu essa sua máquina ser...
tracking img