Break even

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Salesiano de São Paulo
Lays Gabriela da Silva
Valesca Rodrigues Guassi

Ponto de Equilíbrio: Break - Even Point

Americana
2012

Centro Universitário Salesiano de São Paulo
Lays Gabriela da Silva
Valesca Rodrigues Guassi

Ponto de Equilíbrio: Break - Even Point

Trabalho apresentado como requisito parcial para
Obtenção de aprovação na disciplina de TeoriaAdministrativa,
no curso de Administração de Empresas, na Universidade
Salesiana de São Paulo.
Orientador: Profº Ms. José Antonio Padoveze.

Americana
2012

Resumo

A administração de empresas se defronta diariamente com mudanças significativas, envolvendo mudanças nas variáveis preços de venda, custos variáveis, custo fixo, volumes de venda e meta de lucro. Em uma visão moderna, o Pontode Equilíbrio é o nível operário da empresa onde as receitas cobrem os gastos. Neste contexto, o ponto de equilíbrio é um instrumento de fácil interpretação que ajuda na análise da empresa. O ponto Break Even define-se quando um investimento gera um resultado positivo ou quando um ponto de venda ou rendimentos se iguala a despesas.

Palavras Chave: Contabilidade. Mudanças. Variáveis.

SumárioINTRODUÇÃO 4
1 Break – Even 5
1.1 Determinação do Break – Even 6
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

Break – Even Point (no português: Ponto de Equilíbrio) é a representação de quantidade bens e serviços em que uma organização precisa vender para que suas receitas igualem-se as despesas (inclusive custos fixos e custos variáveis) de maneira que ela possa produzir e vender amesma quantia.
Para conhecer melhor o quanto ela teria que produzir para que os custos com a produção sejam apenas cobertos, o Ponto de Equilíbrio vem para demonstrar isso através de fórmula que deixam clarividente o quanto a organização precisaria produzir para atingir um patamar no qual não sairia no prejuízo.
O conceito é usado para que as empresas possam ter a noção da quantia de queprecisaria para que possa atingir lucro em suas vendas e seu negócio possa ser lucrativo. Qual então seria a quantia certa para atingir seu Break – Even Point? Como atingir isso?

1Break – Even Point
O Break - Even Point (Ponto Crítico de Vendas) representa a quantidade de bens e serviços que uma empresa tem que vender de forma com que o valor total obtido com as vendas se iguale ao total de custosincluindo os custos fixos e variáveis. O ponto crítico de vendas pode também ser definido em termos de valor, correspondem às vendas necessárias para cobrir os custos totais. No ponto crítico de vendas os lucros são zero, tornando-se positivo para quantidades superiores e negativas para quantidades inferiores.
Também se usa muito os termos vendas e margem de contribuição, que são: Vendas: resultadosobre a comercialização de seu produto. Margem de contribuição: custo variável para obter um objeto ou serviço subtraído pelas despesas nas quais foram necessárias para sua criação.
O objetivo dessa análise é obter resultados viáveis para a empresa, a fim de garantir que a própria obterá lucro ao invés de prejuízos, estabilizando seus custos. A ideia básica do ponto de equilíbrio é calcular oponto em que as receitas começam a exceder os custos, ou seja, primeiro separa-se os custos da empresa, os variáveis dos fixos. Custo fixo são custos que não variam, ou seja, custos que a empresa sempre terá, ex: água, luz, telefone, aluguel, dentre outros. Custos variáveis são custos de movimento, se torna zero quando sua produção também é zero, ex: fabricação de matéria prima.
Mas por que érealmente importante para a empresa? A resposta é simples, o ponto de equilíbrio ajuda os empresários a determinar suas demandas, quando vão começar a gerar lucro, gerar receitas, é um fator que auxilia a empresa a definir ‘alta’ ou ‘baixa’ a rentabilidade.
Dentro do Break Even destaca-se também 3 pontos importantes, são eles: Contábil,Econômico e Financeiro. Ponto de equilíbrio contábil: ponto em...
tracking img