ORIGEM E FORMAÇÃO DE PETROLEO

325 palavras 2 páginas
JOUBERT RODRIGUES MARQUESORIGEM E FORMAÇÃO DE PETRÓLEO
Existem muitas teorias sobre a origem do petróleo. Algumas defendem a origem vegetal ou animal e outras o parentesco com o carvão de pedra. Algumas delas realçam que qualquer material orgânico, de qualquer origem, pode ser transformado em produtos do petróleo. Há, entretanto, concordância em que o petróleo tenha sido formado a partir de matéria orgânica em depósitos marítimos nas vizinhanças da terra firme, em um ambiente deficiente em oxigênio e, associado a sedimentos, que posteriormente se solidificariam em rochas; calcários, dolomitas, folhelhos e arenitos. O tempo e a pressão do sedimento sobre o material depositado no fundo do mar transformaram-no em massas homogêneas viscosas de coloração negra, denominadas jazidas de petróleo.
O petróleo cru tem uma composição centesimal com pouca variação, à base de hidrocarbonetos de série homólogas. As diferenças em suas propriedades físicas são explicadas pela quantidade relativa de cada série e de cada componente individual. Os hidrocarbonetos formam cerca de 80% de sua composição. Complexos organometálicos e sais de ácidos orgânicos respondem pela constituição em elementos orgânicos. Gás sulfídrico (H2S) e enxofre elementar respondem pela maior parte de sua constituição em elementos inorgânicos. Geralmente, gases e água também acompanham o petróleo bruto.
O estado físico de uma mistura de Hidrocarbonetos depende não só da sua composição, mas fundamentalmente das condições de pressão e temperatura, a que a mesma está submetida. Entende-se por composição não só quais Hidrocarbonetos estão presentes, mas em que proporções eles se apresenta na mistura. Quando a mistura de Hidrocarbonetos se apresenta no estado gasoso, recebe o nome de gás natural ou gás. Predominam os Hidrocarbonetos mais leves da série das parafinas, sendo o Metano o mais abundante e é exatamente por isso que a mistura se apresenta nesse estado físico. Quando no estado líquido, o petróleo é

Relacionados

  • Coleção_Sinopses_v
    157861 palavras | 632 páginas