Origem da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Qual a origem da Contabilidade?

A contabilidade existia desde o princípio da civilização, surgiu ou foi criada a partir da necessidade de uma ferramenta que pudesse atender ao usuário respondendoas suas duvidas e vislumbrando posicionamentos futuros que indicassem de forma mais segura, uma direção para se obter resultados eficientes e eficazes.

Quais os primeiros sinais de queexistia Contabilidade na antiguidade?

A contabilidade é muito antiga podemos ver seus sinais nas civilizações primitivas que utilizariam pedras para ter um controle de seu rebanho de ovelhas,temos registros contábeis na bíblia no livro de Jó que é um dos mais antigos tendo relatos de escrita cuneiforme no qual eram símbolos gravados em placas de barro outros relatos foram observados nasescritas em papiro, a contabilidade empiricamente já existia e o desejo da humanidade em registrar os fatos ocorridos, surgiu para que se pudesse, formalmente através da escrita, manter um histórico demovimentação.

Evolução da Contabilidade

As primeiras manifestações contábeis datam a cerca de 2.000 a.c, com os sumérios, baseado na troca de mercodoria. A contabilidade iniciou-se comLeonardo Fibonacci e depois o monge Luca Pacioli, divulgador do metódo das partidas dobradas.A primeira escola de Pensamento Contábil foi a Contista, no Século XVIII, cuja idéia central era o mecanismo das contas, mais especificamente, o seu funcionamento,subordinando-as à forma de escrituração, razão pela qual a contabilidade se confundia com a escrituração.
Encerrou-se a fase empírica e menos organizada da contabilidade a partir do século XV. Mas acontabilidade só foi reconhecida como ciênciapropriamente dita no início do século XIX. 
A contabilidade na antiguidade utilizada como controle de crescimento patrimonial, como a utilização de pedras e...
tracking img