Oriente medio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Quarta videoconferência realizada em realizada em 27/05/2011

Oriente Médio - O mundo árabe em convulsão
Prof . Móises da Silva Marques
doutor de ciência política da USP

1) O Oriente MédioA expressão Oriente Médio é uma convenção do Ocidente em relação ao Oriente. A palavra orientar = olhar para o Oriente.
Hoje possui 7,2 M de Km e dos Estados Unidos M de habitantes.
Conceito –surgiu com a derrota do Império Turco Otomano na1 Guerra Mundial – região antigamente dominada pelos turcos,deste 299 a 1223. Com o apoio britânico e franceses, iniciam no século XX, as revoltasnacionalista. ,e logo após, desentendimentos entre os países que apoiaram, geraram a Guerra do Golfo.
2) A convulsão
A derrubada dos governos da Tunísia e do Egito são resultado dadescolonização/independência dos países somando-se aos apoios recebidos.
É importante esclarecer que forma-se um tripé - o papel dos Estados Unidos da América, o papel do Irã após 1979 e a criação do Estado deIsrael.
A convulsão também é alimentada: pela onda de revoltas no mundo árabe, que tem quase 60% de sua população jovem e desempregada,pelo posicionamento da OTAN e ONU e pelo caso Líbio, últimorepresentante do nacionalismo árabe, com Muammar Kadafi no poder desde 1969 a 2011.

3) O mundo árabe

O mundo árabe é formado pela vasta área que se estende do Oceano Atlântico ao Golfo Pérsico,abrangendo o norte da África e parte do Oriente Médio.
A maioria dos habitantes da região fala a língua árabe é formado pela vasta área que se estende do Oceano Atlântico ao Golfo Pérsico, abrangendo onorte da África e parte do Oriente Médio.
A maioria dos habitantes da região fala a língua árabe e segue a religião islâmica. O islamismo foi criado no século Vll pelo profeta Maomé, tendo comoúnico deus Alá,seus seguidores são os muçulmanos, que se dividem entre sunitas(85%) e xiitas(15).
O mundo árabe é uma região muito rica com 51,4% de reservas de petróleo, seus governos são de...
tracking img