Descartes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografiade René Descartes

Filósofo francês. Um dos fundadores da filosofia moderna. Nasceu em La Haya-Descartes (Turena), no seio de uma família nobre.Estudou entre 1604 e 1612 no colégio jesuíta La Flèche. Alistou- se nos exércitos do príncipe Maurício de Massau e no de Maximiliano da Baviera.Viveu em Paris.De 1628 a 1649 fixou residência na Holanda. A pedido da rainha Cristina, em 1649, partiu para a Suécia onde viria a falecer.

Filosofia

A filosofia deDescartes assenta numa concepção unitária do saber, fundada na razão.

A sabedoria é única, porque a razão é única, e só ela nos permite distinguir overdadeiro do falso, o conveniente do inconveniente. Com o objectivo de criar um fundamento seguro

para a filosofia, desenvolve um método de dúvida radical, queconstitui a base da

sua filosofia.


Este método surge como resposta ao ambiente de incerteza do seu próprio tempo. Com ele empreende um enorme trabalhode reconstrução de todo o saber que é deduzido a partir de certezas indubitáveis. Após ter posto em causa todo o saber adquirido pela experiência, chega àprimeira certeza indubitável: a da sua existência como ser pensante ("Penso, logo existo"). É com base nesta evidência que irá desenvolver uma ciência universal.Foram notáveis as suas contribuições para a matemática, sendo considerado um dos criadores da geometria analítica.

Obras

Regras para a Direcção doEspírito (incompletas. Escritas por volta de 1628 e publicadas em 1701), Discurso do Método (1637),Meditações Metafísicas (1640);Os Princípios da Filosofia (1644)
tracking img