Orientações primárias para início do estágio_050914 _R_

1392 palavras 6 páginas
ORIENTAÇÕES INICIAIS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

O Estágio Curricular é uma atividade obrigatória do curso de Serviço Social. O aluno só entrará em campo de estágio a partir do 4º semestre e, obrigatoriamente, deverá ser supervisionado por um supervisor acadêmico contratado pela UNIP e que acompanhará os alunos no polo, em grupos ou individualmente, e fará a visita in loco ao campo de estágio.
O supervisor de campo é quem fará o acompanhamento do aluno no campo de estágio. Os supervisores, o acadêmico (cedente) e o de campo (concedente) deverão ser assistentes sociais, devidamente com registro no CRESS e em dia com suas obrigações profissionais e devem acompanhar o aluno de maneira direta, ou seja, presentes no mesmo espaço, pois, não sendo possível tal situação, o estágio pode ser considerado irregular. O supervisor deve fazer parte do quadro de funcionários, portanto, não pode ser voluntário.
Assim, o local de seu estágio deve contar com um profissional de Serviço Social legalmente contratado, apto para exercer a profissão e para acompanhá-lo de maneira direta. Toda organização, privada ou pública, que tenha assistentes sociais em seu quadro de colaboradores pode abrir vagas para estagiários em Serviço Social, desde que siga as seguintes orientações da resolução CFESS nº 533 (29/09/2008).
O estágio permite que o aluno faça valer, no campo de estágio, o conhecimento adquirido em sala de aula, no qual se prepara para a prática profissional de modo observador, crítico-reflexivo e ético, dentro da proposta ético político metodológica da ação profissional.
1º Para início do estágio é necessário um Acordo de Cooperação e um Termo de
Compromisso, assinados entre a UNIP e a concedente (campo de estágio). Antes disso, o aluno não pode iniciar o estágio.
2º O aluno deve levar ao campo de estágio a carta de apresentação.
3º O aluno deve fornecer ao supervisor acadêmico, imediatamente no início do estágio: data de nascimento, RG, CPF, local do estágio, nº CRESS

Relacionados