ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA ATUAÇÃO JUNTO À ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL.

947 palavras 4 páginas
ORIENTAÇÕES PARA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA JUNTO A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL.

O artigo analisado apresenta aos educadores que trabalham com deficientes visuais orientações para facilitar o processo ensino-aprendizagem, através de materiais adaptados, práticas e recursos que auxiliam na construção do conhecimento deste indivíduo. Além disso, traz a diferenciação entre cegueira e os vários tipos de baixa visão, bem como, as orientações pedagógicas direcionadas para cada uma destas deficiências.
O artigo traz como referencial teórico Hilton Rocha e tem como objeto de estudo os educadores que trabalham com alunos deficientes visuais. A metodologia utilizada para desenvolvimento do artigo são pesquisas bibliográficas.
O artigo nos traz o conceito de deficiência visual, que para ROCHA e GONÇALVES (1987): [...] é considerada, para fins educacionais, como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida da visão, variando de acordo com o nível ou acuidade visual, ou seja, “o grau de aptidão do olho para discriminar os detalhes”. Classifica-se em cegueira e baixa visão.
Este tipo de deficiência não causa mudanças nas potencialidades do aluno, ele não possui limitações desde estimulado. Quanto mais cedo ocorrer está estimulação, o deficiente visual sofrerá menos prejuízos em vários campos de sua vida.
Para que a criança seja estimulada o quanto antes, existem programas de reeducação psicomotora que auxiliam estes indivíduos. São programas nos quais a criança com deficiência visual, junto aos pais ou responsáveis, aprenderão a realizar tarefas da vida diária como higiene pessoal, alimentação, locomoção, etc. A família tem papel fundamental nesta etapa, pois deve prosseguir com o estímulo dentro do lar e dos ambientes em que o deficiente costuma estar inserido.
Já nas instituições de ensino, a criança precisa receber diversas orientações dos educadores e funcionários da escola sobre os locais que irá frequentar, para que sua mobilidade não seja comprometida. É também

Relacionados

  • Linguagem de sinais
    12426 palavras | 50 páginas