ORIENTAÇÕES INICIAIS PARA A ELABORAÇÃO DAS PEÇAS - Professora Patricia Martinez

4502 palavras 19 páginas
Pratica Civil Especial
10º semestre

AULA 1
ORIENTAÇÕES INICIAIS PARA A ELABORAÇÃO DAS PEÇAS
Cuidados com o vernáculo
a) Usar linguajar jurídico e demonstrar técnica profissional, pois é isso que o exame exige. Esta técnica se demonstra expondo as idéias de forma clara e conduzindo-as adequadamente, de modo a convencer quem estiver lendo a peça a acatar a tese e deferir o que foi pleiteado.
b) A FGV proíbe o uso de dicionários. Nas nossas aulas, porém, esse uso será totalmente permitido, pois palavras escritas de forma incorreta ou trechos sem nenhuma concordância ensejam em desconto na nota final.
Cuidados com a estética
a) Letra: a peça, além de ser manuscrita, no exame da OAB, será digitalizada e enviada aos examinadores. Sendo assim, a letra do candidato deve ser legível e facilitar a compreensão por parte de quem a lê. Se o examinador não entender o que está escrito, poderá considerar errada a palavra e isso pode implicar em desconto na média final. Esta será a postura adotada pelos professores nas aulas de prática jurídica.
b) Margens: devem ser justificadas (como no computador), evitando desestruturar a peça;
c) Higiene: a limpeza da prova faz muita diferença; “branquinho” é proibido. Se errar alguma palavra, deverá passar um traço por cima e prosseguir. Mas cuidado para não elaborar uma peça cheia de riscos, que equivalem a erros, pois isso também pode ensejar desconto na nota final;
d) Fazer os destaques em letra maiúscula, a letra de forma só deve ser usada, quando tiver a intenção de chamar atenção, ou de tornar sua letra legível;
e) As regras da gramática devem ser respeitadas, para que não haja descontos;
Cuidados com a estrutura da peça
a) Toda petição possui:
 Endereçamento;
 Preâmbulo;
 Narrativa dos fatos;
 Embasamento jurídico do Direito;
 Pedido.
b) Utilize a terminologia adequada para cada peça (autor, réu, apelante, embargante, recorrente, agravante etc).

c) É proibido inventar dados para o problema,

Relacionados