Orientalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PIAUIENSE-FAP TERESINA
FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
LICENCIATURA EM HISTORIA II BLOCO
DISCIPLINA: HISTORIA DA AFRICA E AFRICANIDADE
PROFESSOR: ARISTIDES OLIVEIRA
ALUNO: SEBASTIAO ALVESDA ROCHA











TRABALHO AVALIATIVO

















TERESINA-PI
MARCO DE 2013

QUESTOES
1-Afinal qual o significado do Oriente para o mundo contemporâneo,tomando Said como referência? Justifique.

2-A partir do filme em debate podemos afirmar que existe um exercício crítico em torno do orientalismo ou um reforço de seu discurso? Justifique.

RESPOSTA1-
Existe um discurso no qual se evidencia a todo o momento, o ocidente se sobrepondo ao oriente, onde pode se observar que quando menciona o termo oriente, logo vem uma porção de situaçõesdesagradáveis. Todo isso devido ao estereótipo de oriente, que a mídia faz as pessoas acreditar no que eles noticiam ou mostra é a verdade. Porém existe muito mais do que isso, onde a obra de Edward Said, oorientalismo, o oriente como invenção do ocidente.
O autor buscar mostrar que o ocidente vende uma imagem do oriente como algo inferior, subdesenvolvido e que as pessoais recebem com naturalidade,essas informações sem questioná-las, aceitando as como verdade absoluta. Ele faz também descrição de como hoje o oriente é visto na contemporaneidade- um lugar de Guerras, de violência, terrorismo... Pormais que existam estudiosos preocupados em esclarecer como é o oriente, como por exemplo, Edward Said, muito ainda precisar ser feito.
De certa forma o ocidente continua a internalizar nas pessoas aimagem de um Oriente inferior onde só existe violência, claro que isso existe, mas não somente isso somente, mas geralmente é o que mais se vê então é o que fica.
Portanto faz se necessário umaanalise mais profundo, a despeito de como explicar assim como fez Edward Said ao afirmar que o oriente não passa de uma invenção do ocidente. Para isso trava um discurso para combater essa teoria que é...
tracking img