Organograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ORGANOGRAMA-REPRESENTAÇÂO DA ESTRUTURA FORMAL DE UMA ORGANIZAÇÃO



Resumo: Em um momento de concorrência acirrada, em que os empresários, dirigentes, gerentes e administradores precisam tomar decisões cada vez mais importantes e mais rápidas, surge a necessidade de estruturação para a gestão estratégica dos negócios. Assim, com a elaboração formal de um organograma, pode-se melhorar odesempenho da organização, já que no mundo dos negócios não se pode administrar o que não se pode medir. A dependência para alcançar os níveis de desempenho e os resultados desejados são enormes, necessitando-se atender a relevância estratégica e operacional, baseadas em responsabilidades definidas formalmente.
Palavras Chave
Estrutura Formal. níveis hierárquicos. Tipos de Organograma. descrição defunções ou atribuições. relações de autoridade.

Introdução
a organização formal é aquela que está ligada diretamente à estrutura organizacional. São os cargos, funções, práticas e procedimentos que definem responsabilidades e níveis de autoridade. Sob este ponto de vista a empresa consiste em um conjunto de encargos funcionais e hierárquicos, orientados para o objetivo econômico de produzirbens ou serviços. A estrutura orgânica deste conjunto de encargos está condicionada pela natureza do ramo de atividade, pelos meios de trabalho, pelas circunstâncias socioeconômicas da comunidade e pela maneira de conceber a atividade empresarial.
A organização linear constitui-se na forma estrutural mais simples e mais antiga. Tem a sua origem na organização dos antigos exércitos e na organizaçãoeclesiástica dos tempos medievais. A denominação linear decorre do fato de que entre o superior e seus subordinados existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade. A organização funcional é o tipo de organização que aplica o princípio da especialização das funções para cada tarefa.
Na criação de um organograma deve-se levar em consideração que ele é uma representação daorganização em determinado momento e, pode portanto, mudar. Para isto ele deve ser flexível e de fácil interpretação. Quando o organograma é bem estruturado ele permite aos componentes da organização saber exatamente quais suas responsabilidades, suas funções e a quem devem se reportar.
Conceito De Organograma
Organograma é a representação gráfica, através de um diagrama, da estrutura formal de umaorganização (uma empresa, por exemplo).
Ao mesmo tempo que permite a visualização imediata das relações funcionais, dos fluxos de autoridade e de responsabilidade e das funções organizacionais da empresa, o organograma também possibilita a identificação de possíveis deficiências hierárquicas (como, por exemplo, a situação de um mesmo setor subordinado a dois outros, no mesmo nível hierárquico).
TiposDe Organogramas
Estrutura Funcional
A lógica de agrupamento de recursos é baseada em seu propósito funcional como marketing, finanças, produção, etc.
Figura 1.

Fonte: http://www.totalqualidade.com.br
As estruturas de comunicação e coordenação são predominantemente chefe-subordinado e com pouca comunicação entre departamentos.
Recomendada para empresas pequenas que não enfrentariam essesproblemas de comunicação devido ao seu porte.
Dificulta a abordagem por processos, interações cliente - fornecedor dentro da empresa.
Divisional
Proporciona maior velocidade de resposta, a lógica de agrupamento de recursos é baseada na divisão por unidades de negócio.

Figura 2

Fonte: http://www.totalqualidade.com.br
Proporciona maior autonomia para cada unidade permitindo assim maioragilidade e menos burocracia.
O Diretor Geral gerencia estrategicamente cada divisão e o responsável pela divisão gerencia as operações de sua unidade.
Matricial
É uma alternativa híbrida que envolve estruturação funcional pura e a estruturação divisional.
Figura 3

Fonte: http://www.totalqualidade.com.br
Cada agrupamento de recursos tem duas linhas de subordinação:
Uma com o superior...
tracking img