Organograma de uma empresa nacional e multinacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OFERTA X DEMANDA

Pode-se conceituar oferta como as varias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Da mesma maneira que a demanda, a ofertadepende de vários fatores; dentre eles, de seu próprio preço, do preço dos fatores de produção e das metas ou objetivos dos empresários.
Diferentemente da função demanda, a função oferta mostra umacorrelação direta entre quantidade ofertada e nível de preços coeteris paribus. É a chamada lei geral da oferta.
Podemos expressar uma escala de oferta de um bem x, ou seja dada uma série de preços, quaisseriam as quantidades ofertadas a cada preço:

Como no caso do da demanda, também devemos distinguir entre oferta e a quantidade ofertada de um bem. A oferta refere-se à escala,enquanto a quantidadeofertada diz a respeito a um pouco especifico da curva de oferta . Assim, um aumento no preço do bem provoca um aumento da quantidade ofertada, coetris paribus (movimento ao longo da curva – diagramaa), enquanto uma alteração nas outras variáveis (como nos custos de produção ou no nível tecnológico) desloca a oferta (isto é , curva de oferta).
Por exemplo, um aumento no custo das matérias-primasprovoca uma queda na oferta : mantido o mesmo preço as empresas são obrigadas a diminuir a produção.
A interação das curvas de demanda e de oferta determina o preço e a quantidade de equilíbrio deum bem ou serviço em um dado mercado.



ELASTICIDADE-PREÇO DA DEMANDA
È a resposta da quantidade demandada de m bem x as variações de seu preço, ou, de outra forma, é a variação percentualna quantidade procurada do bem X em relação a uma variação percentual em seu preço, coeteris paribus.
Podemos expressar simbolicamente tal conceito da seguinte forma:
Epd=variação percentual em Qd \variação em P
Como a correlação entre e preço e quantidade demandada é inversa, ou seja, a uma alteração positiva de preços corresponderá uma variação negativa da quantidade demandada, o valor...
tracking img