Organizaça da Uniao Aafricana

3034 palavras 13 páginas
Introdução
Neste presente trabalho iremos abordar acerca da montagem do estado colonial, onde iremos identificar as unidades administrativas montadas no período colonial, das características gerais da economia colonia 1890-1930 as companhias majestáticas Norte e a companhia do Niassa os prazos e a companhia de moçambique, é de salientar que também iremos falar do sul no seu trabalho migratório onde iremos abordar as seguintes aspectos: origem de desenvolvimento o principal acordo, o proletariado urbano.
Analisar o inicio do trabalho migratório e por fim definir os trabalhos migratórios.
A montagem do estado colonial e funcionamento da economia colonial
A montagem do aparelho técnico-administrativo colonial nas colonias português obedeceu a um critério de ocupação progressiva, da costa para o interior, que tinha em vista a hierquizaçao do poder e da maquina administrativa, tendo em conta os cargos da administração.
Nesta conformidade, o papel da autoridade ficou diminuindo e pervertido, cumprido uma função dúbia: diante da autoridade colonial, o régulo passou a ser visto como prolongamento da autoridade colonial mas, ao mesmo tempo, ele era também o representante das populações indígenas.
Por sua vez, a população local olhava esta autoridade (regulo, induma) como um colaborador do colonialismo. Era o regulo que assegurava a cobrança do imposto, o recrutamento da mão-de-obra para o0s servições públicos, a manutenção das vias de comunicação, entre outras ocupações.
Politicamente, a história administrativa e politica de moçambique foi vista como uma tentativa de dialogo entre as tendências conservadoras centralizadoras e descentralizadoras. A centralização implicava o controle politico cerrado de lisboa, para responder aos interesses da monarquia liberal.
No entanto, o governo colonial também se preocupava em evitar uma excessiva centralização que pudesse criar obstáculos ao desenvolvimento da economia colonial. Um decreto ministerial publicado em 1910

Relacionados