Crise financeira vs a euromoeda

2378 palavras 10 páginas
1. Introdução
O termo crise financeira é usado em situações nas quais as instituições ou ativos financeiros perdem o valor repentinamente.
No século XIX e no início do século XX, muitas crises financeiras estiveram associadas a corridas aos bancos, durante períodos de recessão. Outras se caracterizaram pelo estouro de uma bolha financeira e pela quebra do mercado de ações ou por ataques especulativos à moeda de um país ou quando um país suspende o pagamento de sua dívida.²[][]
Há várias teorias acerca do desenvolvimento das crises financeiras e como evitá-las. Entretanto, não há consenso entre os economistas. As crises continuam a ocorrer por todo o mundo e parecem se produzir com certa regularidade, podendo ser inerentes ao funcionamento da economia capitalista.
A crise financeira de 2008 que se arrastou até o ano de 2012 e com efeitos a se fazerem sentir nos dias de hoje, tendo atingido a economia de todo o planeta, é a mais forte desde a Crise de 1929.
O pior da crise pode ter passado, mas é cedo para afirmar que a situação já caminha para a normalidade ou que em breve serão retomados os níveis de produção que a antecederam. A depressão atual é diferente das anteriores. Além da dimensão global, a crise destruiu trilhões de dólares em ativos financeiros, afetando empresas e famílias. Os investimentos privados somente retornarão quando os níveis de atividade ocuparem uma grande capacidade instalada, hoje ociosa, e os níveis de consumo das famílias somente voltarão à normalidade depois da recuperação dos empregos, da renda, e dos altos níveis de endividamento. (BISPO et al, 2009)

2. Crise financeira ¹
Uma crise financeira é normalmente desencadeada quando há, em determinada nação, um maior número de agentes pessimistas em relação aos demais. Suas principais consequências são a desvalorização de ativos financeiros e a iliquidez de diversas instituições, ou seja, a confirmação e o agravamento dos motivos que geraram o pessimismo inicial.
Em

Relacionados

  • A POL TCA ECON MICA DO GOVERNO DILMA E OS LIMITES DO CRESCIMENTO Vers O 9
    75164 palavras | 301 páginas
  • Os Dias de Sol
    37951 palavras | 152 páginas
  • Introdu O Globaliza O
    41033 palavras | 165 páginas
  • Administracao Financeira Ross Westerfield Jordan 8ed
    426776 palavras | 1708 páginas