Organizacao social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Serviço Social
3ª Série A Organização Social no Brasil
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover oestudo, a convivência e o trabalho em grupo.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão. Direcionar o estudante para a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender comdesafios da vida profissional.

AUTORIA: Adilson Roberto Camilo
Faculdade Anhanguera de São Paulo- Brigadeiro

Serviço Social - 3ª Série - A Organização Social no Brasil

Pág. 2 de 6

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir:  Identificar os tipos de organização social no Brasil. Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambientalecológica, étnico – racial, de gêneros, classes sociais, religiões, entre outras.  Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.  Desenvolver a capacidade crítica-analítica da realidade social.

DESAFIO
A equipe confeccionará um álbum seriadocom o título: ”Cine Social: Uma reflexão sobre as organizações sociais no Brasil”, que terá uma parte de reflexão teórica e uma parte prática. A parte teórica é destinada à organização dos estudos do grupo em relação aos textos indicados e à prática destinada às sugestões de atividades. Este desafio possibilita compor um arsenal teórico-metodológico de aplicabilidade na atuação do serviço social,além disso, resgata os valores culturais e históricos do Brasil. Para o desenvolvimento do trabalho, os grupos deverão optar por assistir a TRÊS filmes da lista abaixo. Filmes sugeridos: 5x favela (agora por nós mesmos) – direção de Wagner Novais, Rodrigo Felha, Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcellos, Luciana Bezerra, Manaíra Carneiro, 2010. Anjos do Sol – direção de Rudi Lagemann, 2006.Bicho de sete cabeças – direção de Laís Bodanzky, 2000. Capitães da areia – direção de Cecília Amado e Guy Gonçalves, 2011. Carandiru – direção de Hector Babenco, 2003. Central do Brasil – direção de Walter Salles, 1998. Cidade de Deus – direção de Fernando Meirelles, 2002. Garapa – direção de José Padilha, 2009. Lixo extraordinário – direção de Lucy Walker e Karen Harley, 2010. Meninas – direçãode Sandra Werneck, 2006. Meu nome não é Johnny – direção de Mauro Lima, 2008. O dia que meus pais saíram de férias – direção de O que é isso, companheiro? – direção de Bruno Barreto, 1997. Orfeu – direção de Carlos Diegues, 1999. Pro dia nascer feliz – direção de João Jardim, 2006. Tropa de elite – direção de José Padilha, 2007. Vidas Secas – direção de Nelson Pereira dos Santos, 1963.

AdilsonRoberto Camilo

Serviço Social - 3ª Série - A Organização Social no Brasil

Pág. 3 de 6

Objetivo do desafio
Criação de um álbum seriado.

Produção Acadêmica
   

Assistir a filmes selecionados. Debate de textos. Criação de um álbum seriado. Pesquisar online.

Participação
Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de até seis...
tracking img