Organica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO VILA VELHA - UVV
ENGENHARIA QUÍMICA – EQ4N

EMANUELLE GASTALDI FRANÇA
GABRIELLY SANDRINE DE OLIVEIRA
JOICE TOZETTI SANTOS
MARCIELLI RONCETTI VIEIRA
TUANE DIAS ANACLETO

Prática n° 3 (23/08/2010):
DESTILAÇÃO SIMPLES E FRACIONADA

Disciplina: Química Orgânica Experimental
Professor: Luciana Brunhara Biazati

VILA VELHA
SETEMBRO – 2010

EMANUELLY GASTALDIGABRIELLY SANDRINI
JOICE TOZETTI SANTOS
MARCIELLI RONCETTI VIEIRA
TUANE DIAS ANACLETO

DESTILAÇÃO SIMPLES E FRACIONADA

Relatório do Curso de Graduação em Engenharia Química apresentado ao Centro Universitário Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina laboratório de química orgânica sob orientação da Professora Luciana Brunhara Biazati.

VILA VELHA
SETEMBRO – 2010
1INTRODUÇÃO
Destilação é uma técnica geralmente usada para remover um solvente, purificar um líquido ou para separar os componentes de uma mistura de líquidos, ou ainda separar líquidos de sólidos. Os tipos mais comuns de destilação são: destilação simples, destilação fracionada, destilação a vácuo e destilação a vapor. Neste relatório serão apresentadas as técnicas de destilação simples e fracionada.A destilação simples é uma técnica usada na separação de um líquido volátil de uma substância não volátil. Não é uma forma muito eficiente para separar líquidos com diferença de pontos de ebulição próximos.
Quando uma substância pura é destilada à pressão constante, a temperatura do vapor permanece constante durante toda a destilação. O mesmo comportamento é observado com misturas contendo umlíquido e uma impureza não volátil, uma vez que o material condensado não está contaminado pela impureza. No caso de misturas líquidas homogêneas (soluções ideais), a pressão total do vapor, a uma determinada temperatura, é igual à soma das pressões parciais de todos os componentes.
A pressão de cada componente é dada pela Lei de Raoult, onde Pa é a pressão do componente A puro e Xa é a fraçãomolar de A na mistura.
P=Pa X a Eq.1
A composição de vapor da mistura em relação a cada componente depende também das pressões parciais, segundo a Lei de Dalton, onde Xa é a fração molar do componente A na fase vapor. Onde Xa é dado pela relação:
X a= P a Eq.2
P a + P B
A composição das leis de Dalton e Raoult revela que, para uma mistura ideal, o componente mais volátil tem maiorfração molar na fase vapor do que na fase líquida em qualquer temperatura.
Para uma solução ideal, o ponto de ebulição da mistura é definido como a temperatura na qual a soma das pressões parciais dos componentes é igual à pressão atmosférica. Como a pressão de vapor total da mistura é intermediária entre as pressões de vapor dos componentes puros, o ponto de ebulição da mistura também seráintermediário entre os pontos de ebulição das substâncias puras.
Os fatos acima descritos indicam que a destilação simples só deve ser empregada na purificação de líquidos em que apenas um dos componentes é volátil.
Quando se destila uma mistura líquida homogênea ideal, as primeiras frações do destilado apresentam composição mais rica no componente mais volátil do que da mistura original. No decorrer dadestilação, o ponto de ebulição da mistura sofre uma elevação gradual, uma vez que a composição do vapor se torna cada vez mais rica no componente menos volátil. Para purificar misturas deste tipo, seria necessário separar as primeiras frações do destilado, ricas no componente mais volátil. Estas frações seriam novamente destiladas e as primeiras frações novamente separadas. Este procedimento teriade ser repetido várias vezes até que as primeiras frações do destilado contivessem apenas o componente mais volátil. O processo acima descrito é denominado destilação fracionada, e pode ser melhor compreendido pelo exame do diagrama de fases abaixo.

Figura 1: Diagrama de fases na destilação fracionada
Uma mistura de dois líquidos “ideais” que tenha a composição molar c1 ao ser aquecida...
tracking img