Qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A INTERAÇÃO DO PLANO DE CARREIRAS E DO PROGRAMA DE RECOMPENSAS NO AUXILIO DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS.

Autor(a):
Orientador:

RESUMO

A finalidade deste artigo é auxiliar as organizações na elaboração correta da implantação de um programa de recompensas e de um plano de carreiras. O artigo também será útil para o gerenciamento de problemas existentes nas organizações em decorrência demuitos colaboradores desmotivados em virtude de não estarem sendo valorizados de maneira justa e de não possuírem um plano de carreiras justos. Abordaremos os tipos de recompensas que as organizações podem oferecer visando à satisfação dos seus os colaboradores e será mostrado como desenvolver um plano de carreira eficiente. O programa de recompensas deve ser bem gerenciando visando identificaras reais necessidades do colaborador e o plano de carreiras deve elaborado visando o desenvolvimento e crescimento profissional do colaborador, pois com o desenvolvimento do colaborador a empresa também se desenvolve, pois seus objetivos organizacionais são alcançados de forma mais eficientes.

Palavras-chaves: Recompensas. Colaboradores. Plano de carreiras.

INTRODUÇÃO

O artigo retratará afunção do plano de carreiras e do programa de recompensas nas organizações. Para que se possa falar desse assunto primeiramente teremos que entender esses dois conceitos básicos na visão da gestão de pessoas. Plano de carreiras é conjunto de princípios e características que a organização possui para auxiliar os colaboradores na sua carreira profissional, desde que o mesmo possua conhecimento,habilidade e atitude para ocupar o respectivo cargo. Já os programas de recompensas são planos ou programas que visam recompensar seus colaboradores da melhor maneira possível, desde uma remuneração básica até mesmo uma recompensa não financeira.
O plano de carreira e o programa de recompensas surgiram para desenvolver o colaborador e recompensar os colaboradores de forma justa, e fazer com que ocolaborador cresça junta com organização , ou seja, as organizações nos dias de hoje investem em programas que visam tanto o crescimento da organização como também de seus colaboradores.
As organizações não podem ter a postura de adotar plano de carreiras e programas de recompensas manipuladores, no quais os mesmos só visam o crescimento da organização esquecendo – se da valorização doscolaboradores.
Ao decorre deste artigo cientifico será mostrado os principais tipos de recompensas, na estruturação correta de um plano de carreiras e as principais idéias de seis autores que foram fundamentais para o desenvolvimento deste trabalho acadêmico.

REVISÃO DE LITERATURA

Na discursão teórica deste artigo foram escolhidos seis autores que possuem bons fundamentos teóricos sobreprograma de recompensas e plano de carreiras.
A fundamentação teórica do autor Bulgacov (1999) é importante, pois o autor relata que o plano de carreiras contribui para o colaborador ficar motivado. Com a implantação de um plano de carreira que visa o desenvolvimento do colaborador e não a sua manipulação faz o colaborador se sentir valorizado e auxilia no processo de motivação da organização.O programa de recompensas e o plano de carreiras devem caminhar juntos na organização, pois suas finalidades são primordiais para a sobrevivência da organização.
De acordo com Milkovich e Boudreau (2000) as organizações possuem uma grande variedade de técnicas para determinar a remuneração de seus colaboradores. Cada organização adota a sua técnica de remunerar seu colaborador, ehoje as organizações estão implantando programa de recompensas em vez de técnicas de remuneração, pois esses programas englobam os salários, benefícios, incentivos e recompensas não financeiras, já técnicas de remuneração são especificas para remuneração básica, ou seja, os salários.
De acordo com Robbins (2000) um colaborador pode ser recompensado de diversas maneiras, desde um agradecimento ou...
tracking img