Orfismo

Páginas: 2 (483 palavras) Publicado: 14 de abril de 2013
O Orfismo foi um movimento que se desenvolveu a partir do Cubismo, tendo uma de suas personalidades-chave na figura do pintor Robert Delaunay (1885-1941). Essa denominação foi dada por GuillaumeAppolinaire, em referência à figura mitológica de Orfeu, poeta e músico que buscou formas puras de musica assim como os artistas do Orfismo buscaram formas puras de pintura. Talvez Apollinaire quisesse,com isso, referir-se ao lirismo que os orfistas queriam imprimir às formas cubistas. Além disso, orfismo foi um termo bastante utilizado pelos simbolistas.
 Assim se referiu Apollinaire sobre omovimento: “O Orfismo é a arte de pintar novas estruturas a partir de elementos que não foram tomados da esfera visual, mas foram inteiramente criados pelo próprio artista e por este dotado de plenarealidade. As obras do artista orfista devem simultaneamente propiciar um puro prazer estético, uma estrutura que é evidente em si mesma e um significado sublime, ou seja, o tema.” A partir daí tira-se aimportância do abstracionismo para o movimento.
 De fato, Delaunay e Frank Kupka, outro importante membro do movimento, estiveram entre os primeiros artistas desse século a utilizarem-se de formas nãorepresentativas, buscando pontos de contato entre a música e a abstração pura. Entre os outros pintores que se utilizaram das premissas orfistas, destacam-se: Fernand Léger, Francis Picabia, e MarcelDuchamp.
 Uma característica marcante do orfismo era a importância da cor. É o próprio Delaunay quem declara: “Só a cor é simultaneamente forma e motivo.” Tanto quanto o cubismo, o orfismo preocupa-seem combinar figuras e objetos em uma mesma obra, porém deixando de lado a necessidade extrema de lidar com linhas e medidas. A pintura é produzida através de instintos, por isso a tendência àpintura pura.
 Além disso, Delaunay, por exemplo, foi cada vez mais se desligando do motivo natural, para basear sua obra em padrões geométricos de cores. Essa busca pelo abstracionismo o aproxima...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • orfismo
  • ORFISMO E RAIONISMO
  • Pitágoras e Orfeu, Pitagorismo e Orfismo distinções a respeito sobre da tese da transmigração da alma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!