ORFISMO E RAIONISMO

921 palavras 4 páginas
ORFISMO
O Orfismo foi um movimento cubista, que ocorreu na França entre 1911 e 1914, e também foi chamado de Cubismo Órfico.
A palavra orfismo vem de Orfeu, que era um poeta e cantor da mitologia grega que buscava formas puras de música. Recebeu este nome, pelo poeta e crítico de arte, Guillaume Apollinaire para indicar um grupo de artistas pertencentes ao cubismo, porém com vocação para a arte abstrata. Esses artistas expressavam em suas pinturas um caráter mais colorido e lírico, sentimental, diferente do cubismo intelectual representado por Pablo Picasso, por exemplo.
Robert Delaunay (1885-1941) e Fernand Léger (1881-1955) são apontados como pintores órficos por Apollinaire. Frank Kupka (1871-1957) que não é citado, pode ser considerado um dos primeiros a pôr em andamento o orfismo.
Em 1913, Apollinaire se desinteressa do orfismo e rompe com Delaunay, esse por sua vez, juntamente com sua esposa são os artistas que continuam por mais tempo associados ao movimento. Sônia Delaunay passou a fazer trabalhos de design inspirados no orfismo. O casal realizou o figurino e cenário para o espetáculo Cleopátra dos balés Russos de Serge Diaghilev. Artistas americanos unem-se a eles, e Delaunay influencia muitos expressionistas alemães.
TÉCNICAS
O orfismo é marcado pelo uso da cor como método essencial de expressão artística. Existe uma tendência à abstração e à pintura pura, também há uma ligação com a música.
Não existe mais uma regra que deve ser seguida a qualquer custo, os pintores tem liberdade de se expressar e perde-se a necessidade extrema de ter linhas e medidas.
As obras passam a ser realizadas pelo prazer de produzir arte.
PRINCIPAIS ARTISTAS
ROBERT DELAUNAY (1885-1941)
O mais influente artista órfico, Delaunay chega a arte abstrata em 1913.
Em seus quadros existem a predominância de estruturas e movimentos circulares associados à união vibratória de pequenos campos de cor.
Para fazer seus quadros ele não utiliza esboços, Delaunay improvisa

Relacionados