Ordem rosacruz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ordem Rosacruz, doutrinas, refutações e efeitos no cristão.

Seminário Teológico Batista Caxiense
Disciplina: Apologética I
Curso: Bacharel em Teologia

Ordem Rosa Cruz
Essa é uma seita classificada como seita secreta e muito parecida com a Maçonaria. Surgiu na América do Norte e sua primeira colônia Rosacruz, partiu da Europa em 1693 e se estabeleceu na Filadélfia (EUA), em 1694,conforme idealizou Sir Francis Bacon. Da Filadélfia, estendeu-se para Efrata e Pensilvânia, onde ainda existem alguns dos edifícios originais.
De 1801 até 1909 (108 anos após terem os fundadores deixado a Europa) o trabalho da organização foi suspenso, conforme prevê uma antiga lei mística que a cada 108 anos ocorre um ciclo de renascimento, atividade ou pausa e espera. Em 1909, ocasião consideradapropícia ao renascimento, foi reativada a Ordem Rosacruz em caráter público, tendo como seu primeiro Imperator o Dr. Harvey Spencer Lewis (de 1915 a 1939).
Hoje a Ordem Rosacruz está estabelecida em quase todo o mundo. No Brasil, sua sede central está estabelecida em Curitiba (PR).
* Conceito de Deus na Ordem Rosacruz
Segundo afirmação da própria Ordem Rosacruz (AMORC), ela “não é uma religião,nem uma seita e seus ensinamentos não contém dogmas, abrangendo o conhecimento prático das leis naturais, psíquicas e espirituais aplicáveis ao desenvolvimento e aprimoramento humano”.
O que é religião? Segundo o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, religião: [Do lat. religione.] s. f. 1. crença na existência de uma força ou forças sobrenaturais,considerada(s) como criadora(s) do Universo, e que como tal deve(m) ser adorada(s) e obedecida(s). 2. A manifestação de tal crença por meio de doutrina e ritual próprios, que envolvem, em geral, preceitos éticos.
Vejamos o conceito de Deus, segundo o Manual Rosacruz (AMORC), pág. 268: “Para os Rosacruzes, existe um só Deus sempiterno, onipresente, sem atributos restritivos ou forma definida demanifestação: o Deus de nosso Coração, expressão usada em todos os nossos rituais e práticas de meditação”. E mais adiante completam: “O conceito Rosacruz de Deus é, essencialmente, o de uma Inteligência ou Mente Universal, um Poder Infinito. Este conceito não é dogmático. Os Rosacruzes ensinam o preceito de que Deus é inteiramente uma experiência subjetiva e, portanto, uma interpretação pessoal”.
A OrdemRosacruz possui templos, altares, sacerdócios (os mestres), rituais, festas, adoração, ensino sobre a moralidade, uma teoria sobre a alma humana e sobre o relacionamento do homem com Deus. Exige crenças como a retribuição da vida e a imortalidade da alma.
“O termo Templo é aplicado aos nossos prédios dedicados à adoração de Deus e das leis de Deus, e nos quais existem Câmaras para estudo, trabalho emeditação”. Manual Rosacruz (AMORC), pág. 61.
Na Ordem Rosacruz são realizadas cerimônias ritualísticas de Matrimônio e Fúnebre, além dos rituais de Loja e daqueles que os membros fazem em seu próprio lar.
|
|
A Bíblia não é usada como na maçonaria. É apenas citada, como são citados outros livros considerados sagrados.A visão Rosacruciana do mundo é panteísta, ou seja, Deus é inerente atodas as coisas. Vê Deus em tudo em cada uma de Suas criaturas. Acreditam em Deus como um ser espiritual impessoal e que a Trindade apenas representam aspectos divinos. Isto para se parecerem com o Cristianismo e também não entrarem em confronto com os budistas, hinduístas e muçulmanos. Assim, adaptam seus ensinos aos dessas seitas, como o camaleão adapta sua cor ao ambiente em que se encontra. Paraa Fraternidade, Deus é “deus-do-menor-denominador-comum”, também usado pela maçonaria.

Mas a Bíblia nos ensina que só o Deus cristão é o Deus único e verdadeiro – Ele não é uma associação de todos os deuses:
“Ó Senhor Deus de Israel, não há Deus como tu, nos céus e na terra…” (2 Cr 6:14).
“Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois não a darei a outrem” (Is 42:8).
“Por...
tracking img