Oportunidades para o mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TIRADENTES
DIREITO BACHARELADO

ADENILSOM FERREIRA DE LIMA

RELATÓRIO SOBRE A PALESTRA: OPORTUNIDADES PARA O MERCADO DE TRABALHO COM O PROF. DORIVAL PINOTTI

ARACAJU
2012
ADENILSOM FERREIRA DE LIMA

RELATÓRIO SOBRE A PALESTRA: OPORTUNIDADES PARA O MERCADO DE TRABALHO COM O PROF. DORIVAL PINOTTIRelatório sobre palestra ministrada no Sempesq apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Ciência Política, ministrada pelo Prof. Marcelo Augusto Prudente Lima, no 2º semestre de 2012

ARACAJU
2012
INTRODUÇÃO

De 15 a 16 de outubro de 2012 foi realizado na Universidade Tiradentes a 14º edição da Semana de Pesquisa (Sempesq)evento que serve como meio de divulgação e consequente incentivo à pesquisa científica nos mais diversos campos desenvolvidas na Unit bem como no Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP e na Embrap. Nos cinco dias do evento além da apresentação de trabalhos foram ministradas várias palestras sobre diversos temas. Dentre elas a que ocorreu na quarta-feira, dia 16, com o palestrante Prof. DorivalPinotti, gerente de vendas no Brasil do Student Travel Bureau. Intitulada “Oportunidades para o Mercado de Trabalho” a palestra tratou do comportamento e das expectativas dos jovens profissionais e as atuais características do mercado de trabalho.

OPORTUNIDADES PARA O MERCADO DE TRABALHO

Uma das maiores preocupações do jovem universitário é de como será sua vida após o término da faculdade. Quaiscolocações o mercado lhe oferecerá? Todo empenho e investimento financeiro nos estudos se traduziram em uma boa posição no mercado de trabalho? É a partir da análise dessas dúvidas e incertezas que o Professor Dorival Pinotti inicia sua palestra: “A resposta para cada uma dessas dúvidas começa com a profissão que vocês escolheram e em que se baseou essa escolha” diz o palestrante. Segundo Pinottia escolha da profissão e como essa escolha foi feita são fatores fundamentais para alcançar o sucesso profissional.
Muitas vezes os jovens ao avaliar uma profissão desistem dela no meio do processo, sem analisar todas as possibilidades “Eu não quero fazer medicina porque não quero ver sangue”. Há muitos médicos que não precisam lidar em sua rotina com essa situação. “Gostaria de ser advogado,mas sou tímido e terei de falar em público”. Existem áreas como a do Direito tributário, muito requisitada hoje, que tem uma rotina bastante reservada. É importante que o jovem tenha algum conhecimento sobre a área pretendida por ele, como também analisar os seus desejos para o futuro e como gostaria de estar daqui a 10 - 20 anos. Nesse momento da palestra, Pinotti faz uma crítica à maneira de comonosso sistema de admissão à universidade falha na formação de um ser humano integral e pensante, visando capacitá-lo apenas como vestibulando.
Prosseguindo em sua fala o palestrante expõe como atender as exigências do mercado e direcionar todo o empenho nos estudo a fim de atingir os objetivos individuais. Para Dorival Binotti no cenário atual em que o diploma universitário já não é uma garantiade boa colocação é imprescindível buscar maneiras de se diferenciar – É preciso estar mais preparado que os outros, mais preparado do que seria necessário, hoje, para alcançar seus objetivos – disse o palestrante. Fatores como aprender um segundo idioma (além de dominar bem o próprio); manter contatos com culturas de diferentes países, o qual amplia as possibilidades de crescimento do estudantetanto profissionalmente quanto pessoalmente; fazer um bom network; participar de  workshops e acima de tudo ter garra e força de vontade são fundamentais para o sucesso.
Outro ponto importante discutido pelo Prof. Dorival foi em relação aos processos de seleção para programas de “trainee”. Estes Programas são promovidos pelas empresas para a seleção de candidatos, que em geral ainda estão...
tracking img