Operador de martelete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TREINAMENTO OPERADOR DE MARTELETE

Marteletes (martelos demolidores) servem para perfurar e romper concreto e cerâmica em obras de construção ou manutenção de qualquer porte. São utilizados para demolir colunas de concreto, pisos e vigas, abrir canaletas para passagem de tubulação, perfurar concreto asfáltico. Se bem utilizados, propiciam segurança, rapidez e praticidade.
TIPOS DE MARTELETE;* Existem dois tipos de martelete:
* PNEUMÁTICO: É acionado por ar comprimido
* ELETRICO: Motor elétrico.
* Obs: Ao escolher o modelo é importante considerar a energia de impacto necessária.

MARTELETE PNEUMATICO:


MARTELETE ELÉTRICO:

* MARTELETE PERFURADOR: Peso – 2,5Kg
* MARTELO PERFURADOR ROMPEDOR: Peso – 6Kg
-Freqüência: 50/60 Hz
* MARTELO PERFURADOR ROMPEDOR: Peso – 11Kg
- Freqüência: 50/60 Hz

* MARTELO ROMPEDOR : Peso – 10Kg
- Freqüência: 50/60 Hz
MARTELO DEMOLIDOR: Peso – 30Kg
- Freqüência HZ: 60 
CUIDADOS COM O EQUIPAMENTO:
Para não comprometer a segurança e a durabilidade do equipamento, nuncautilize uma máquina para outros fins que não aqueles para os quais ela foi projetada.
Por exemplo, não use martelo de 10 kg para o trabalho de um de 30 kg.
Mantenha-o sempre lubrificado (limpe e lubrifique o equipamento após o uso)
Evite o super aquecimento da maquina.
Modelos e características
É a relação entre o rendimento da percussão – ou seja, a quantidade de impactos por minuto - e o pesoespecífico do martelo - o quanto ele pesa parado - que determina sua eficiência. Assim, o desempenho e a produtividade dependem dessa relação associada às dimensões, às propriedades do material e à geometria da ponta das ferramentas.
Esses fatores que têm que ser levados em conta ao escolher o equipamento. O martelo deve ter a melhor relação entre a energia de batida e a respectiva frequência deimpacto, o que varia conforme a necessidade da aplicação. Alguns modelos possuem até cinco velocidades, que significam 730, 800, 1.150, 1.350 e 1.450 impactos por minuto.
RISCOS:
* RUÍDO;
* VIBRAÇÃO;
* ERGONOMIA;
RUÍDO:
EFEITOS DO RUÍDO NA AUDIÇÃO:
Um trabalhador exposto ao longo dos anos à um ambiente com ruído elevado, que supera a capacidade de defesa e de recuperaçãodo ouvido, acaba por desenvolver, progressivamente, lesões no ouvido interno e diminuindo sua sensibilidade auditiva.
Diferentemente das infecções mais comuns na infância, as lesões induzidas pelo ruído são irreversíveis e até o momento não tem tratamento. O ruído lesa as células que existem no interior da cóclea (localizada numa estrutura chamada Órgão de Corte), perdendo a capacidadetransmitir ao cérebro as informações dos sons que chegam.
QUANDO UM TRABALHA DOR COM AUDIÇÃO NORMAL COMEÇA A TRABALHAR NUM AMBIENTE BARULHENTO E NELE FICA DURANTE VÁRIOS ANOS, VEJA O QUE PODE OCORRER:
☛ Nas primeiras semanas pode sentir dor de cabeça, tontura, zumbido nos ouvidos e diminuição reversível da audição;
☛ Posteriormente ocorre uma certa adaptação e estes sintomas desaparecem apósalguns meses;
☛ Com o passar dos anos, dependendo do nível do ruído, ele começa a ter dificuldade de ouvir sons agudos como o barulho do relógio e dificuldade de entender as palavras, quando várias pessoas conversam juntas;
☛ E, com a progressão da lesão, começa a ter dificuldade para ouvir de maneira geral, comprometendo a comunicação. Passa a não ouvir adequadamente o que uma outra pessoa fala eem muitos casos reaparece o zumbido ou chiado que dura muitos anos ou a vida toda.
OUTROS EFEITOS DA EXPOSIÇÃO A RUÍDO:
A exposição a níveis elevados de ruído tem sido relacionada ao aumento do número de acidentes de trabalho, a aumento da incidência de hipertensão arterial, de gastrite e úlcera gástrica, a alterações do sono e neuropsíquicas.
COMO CONTROLAR A EXPOSIÇÃO A RUÍDO:
EPI...
tracking img