Como cultivar o amora leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 A PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DO TRABALHO COM OS TEMAS.

Carolina Picchetti Nascimento Licenciada em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

RESUMO A organização do ensino da educação física com base na perspectiva da cultura corporal vincula-sefortemente ao trabalho com os Temas. O Tema, como uma proposta pedagógica vinculada à socialização dos conhecimentos já produzidos pela sociedade e como uma área da realidade envolvendo a expressão corporal necessita ser elaborado a partir de uma teoria mediadora. Propomos neste trabalho as categorias de conhecimentos essenciais e de tarefas orientadoras de ensino como categorias mediadoras para aelaboração dos Temas e como elementos norteadores para a construção de uma metodologia da educação física pautada na perspectiva da cultura corporal. ABSTRACT: The organization of physical education’s teaching based on the “cultural corporal” perspective, straight strongly with the Theme work. The Theme, as a pedagogical purpose connected with the socialization of knowledge and as an area of realityinvolving the corporal expression, needs to be elaborated based on an intermediated theory. We proposed on this work the categories of essential knowledge and teaching oriented tasks as intermediated categories for Theme’s elaboration and as a way to construct a physical education methodology within the “cultural corporal” perspective. RESUMEN: La organización de la ensenanza de la educaciónfísica basada en la perspectiva de la cultura corporal, vincula-se fuertemente a lo trabajo com los Temas. Lo Tema, como una propuesta pedagogica vinculada a la socialización de los conocimientos y como una area de la realidad envolviendo la expressión corporal necessita ser elaborado a partir de una teoria mediadora. Propumos en este trabajo las categorias de conocimientos essenciales y de tareasorientadoras de la ensenanza como categorias mediadoras para la elaboración de los temas y como elemientos para la construción de una metodologia de la educación fisica en la cultura corporal.

1. INTRODUÇÃO Para realizarmos o debate em torno da perspectiva da cultura corporal na prática pedagógica da educação física, iniciaremos apontando duas definições de cultura corporal usualmente empregadas naárea, tanto no meio acadêmico 1 , quanto nos documentos oficiais 2 . Tais definições não nos permitem uma aproximação teórica ou conceitual em torno da referida expressão e, portanto, servirão aqui como um ponto de partida para
1

Citamos aqui os trabalhos de Daólio (1995), Marcos Neira (2006) e Mauro Betti (1991), onde está presente o termo cultura corporal, embora assumindo perspectivaspedagógicas e filosóficas distintas. 2 Referimo -nos, aqui, ao PCN na área de educação física (1997).

2 nossas análises a respeito da perspectiva da cultura corporal, cujo debate se insere mais na proposta pedagógica a que esta expressão se vincula do que na sua definição. Por um lado, define-se a cultura corporal como sendo uma parcela da cultura geral; trata-se, assim, de conhecimentos materiaise não materiais que foram produzidos e acumulados historicamente. Por outro lado (e sem negar o primeiro entendimento), definese que a cultura corporal abarca cinco eixos de conhecimento: o jogo, o esporte, a dança a ginástica e a luta, que seriam a expressão concreta das já mencionadas produções culturais. Ambas as definições são, sem sombra de dúvidas, corretas no que tange a sua capacidade deexpressar características do termo cultura corporal. O que questionamos, portanto, não são as veracidades contidas nessas definições, mas sim a adoção por parte de autores, teorias e documentos desses entendimentos tomados em si mesmos. Questionamos o fato das definições assumirem a condição de ponto de chegada das investigações a respeito da prática pedagógica da educação física, de assumirem...
tracking img