Operacoes de terminais e armazens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso Tecnologia em Logística
Polo Taguatinga/DF - FACNET

Adão José Ferreira RA – 2018817559
Carlos Henrique Silva Freitas – RA 2043111494
Débora Pereira de Souza RA – 2018817576
Josué Morais Anchieta RA – 2011816158
Valdirene Pereira de França RA -- 2001790363

Desafio de Administração de Materiais

Taguatinga – DFOutubro /2011

Adão José Ferreira RA – 2018817559
Carlos Henrique Silva Freitas – RA 2043111494
Débora Pereira de Souza RA – 2018817576
Josué Morais Anchieta RA – 2011816158
Valdirene Pereira de França RA -- 2001790363

Desafio de Administração de MateriaisDesafio apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Administração de Materiais do curso de Tecnologia em Logística do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial Ângela.

Taguatinga – DF
Outubro /2011

Introdução:

Desafio de aprendizagem – Administração de materiais

Etapa 1: Elaborarum modelo de cadeia de suprimentos

A empresa escolhida para esse trabalho foi a Itambé, atuante no mercado de varejo de alimentos de laticínios. Empresa que atua a mais de 60 anos nesse mercado, que possui um compromisso de produzir e comercializar produtos de origem láctea e garantir, para você consumidor, a qualidade máxima.

Itambé. Garantia de qualidade, transparência nas relações,respeito ao consumidor, meio ambiente e sociedade. Seis décadas evoluindo e fazendo história, levando às pessoas carinho e amizade na forma de produtos lácteos.

Etapa 2: Demostrar por meio de dados reais, como a cadeia de suprimentos da empresa pesquisada está organizada, e como utilizar as atuais ferramentas que compõem o conceito Supply Chain Managent(SCM).

Etapa1:

CADEIA DE SUPRIMENTOS DAITAMBÉ

[pic]

ATIVIDADES PRIMARIAS

A cadeia de suprimentos da empresa Itambé tem seu começo quando a empresa procura seus fornecedores. Esses fornecedores são do segmento de laticínios, são cerca de 31 cooperativas que congregam cerca de 8,5 mil famílias produtoras de leite. Todos os dias, esses cooperados enviam para as 5 fábricas da empresa cerca de 3,1 milhões de litros de leite, que sãotransformados em aproximadamente 152 produtos diferentes, agrupados em 13 linhas de produtos lácteos.

A Itambé possui uma produção de processos repetitivos em massa e tem seu planejamento de produção feito com uma previsão de vendas e possui logística primaria e secundaria. O seu tipo de produção é o de padronização dos produtos, ou produtos padronizados, que são bens ou produtos que apresentamalto grau de uniformidade, são produzidos em grande escala, onde os clientes esperam encontra-los a sua disposição no mercado. Esse sistema produtivo pode ser organizado de forma a padronizar mais facilmente o recurso produtivo (máquina, homem e materiais), trazendo maior eficiência do sistema com consequente redução de lucros. Todos seus produtos possuem um manuseio diferenciado por se tratar deproduto do gênero alimentício, a higienização e feita periodicamente. A embalagem dos produtos e feita através de maquinas de ultima geração, os funcionários nessa parte possuem uma participação tímida. Todo o processo da produção e monitorado por um controle de qualidade vigoroso.

TRANSPORTE

Após os produtos estarem prontos, a Itambé os leva para armazéns de estocagem, os denominados CDS.Isso acontece por meio de caminhões. Ao chegar nesses armazéns ou CDS os caminhões encostam em docas onde são retirada toda a carga e armazenada em enormes geladeiras para conservar os produtos. Quando os pedidos forem feitos novamente o setor de transportes e acionado. O transporte da Itambé e terceirizado, quem faz a terceirização e a PHD transporte e logística.

Manutenção de estoques

Em...
tracking img