Oomoto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OOMOTO

Elisete Luisi Turisco
Lisete Fernandes Lungarezi
Silvio Luis Jorte Tavares

A Oomoto cultua o Grande Deus do Principio Criador. No emblema da Oomoto as dez esferas simbolizam a criação e o desenvolvimento do Universo e mostra ao mesmo tempo, a atividade e o favor de Deus, que transborda em todo o Universo.
Deus é um só, embora as diversas religiões lhe deem nomes diferentes: Jeová,Senhor, Alá, etc.
Para a Oomoto, todos os Mestres firam instrutores divinos: Cristo representa a piedade, Buda Sakyamuni, à harmonia, Confúcio, a sabedoria e Maomé a coragem.
A missão da Religião Oomoto é chamar a atenção para que a presente civilização baseada no materialismo necessite ser reconstruída. A Humanidade necessitaria retornar à grande origem mudando a velha maneira de realizar ascoisas, ou ocorreria um grande desastre. De maneira a reconstruir o Mundo, seria necessário que as pessoas retornassem a suas origens divinas, daí o nome da religião ser “Oomoto" (A grande Origem). No Japão retornar as origens significa retornar ao antigo Shinto, que havia no Japão antes da introdução do Budismo. Daí todo o ritual, e a doutrina fundamental desta religião ser praticamente idênticaao shinto, mas é conhecida oficialmente como um “Xintoísmo Sectário”.
No ano 25 da Era Meiji (1892) a Oomoto foi fundada por Não Deguchi (1836-1918), em Ayabe, província de Kyoto, situada quase no centro do território japonês.
No dia 3 de fevereiro (ano-novo do calendário lunar) do ano em que a Fundadora Nao Deguchi completava 55 anos, o “Deus Ushitora” a possuiu inesperadamente, declarando adestruição e reconstrução dos mundos material e espiritual. Dessa maneira ocorreu a fundação da Oomoto. Mais tarde o Deus dez a Fundadora tomar de um pincel e ela escreveu automaticamente a escrita sagrada Ofudesaki
O Ofudesaki foi escrito automaticamente pela Fundadora, analfabeta, em kana cursivos que indicam apenas a pronúncia de cada sílaba. Ao fim de 26 anos essa escrita somou 10 000 volumes,cada constituído de 20 folhas de papel japonês, um pouco maior que o A4.
Nao debruçou-se sobre o papel, com um pincel na mão, conforme determinara Deus. Ele disse a ela que comprasse papel, pincel e um bastonete de sumi.
Quando ela comprou Deus pediu que preparasse os materiais e tomasse nas mãos o pincel. Imediatamente sua mão começou a mover-se sobre o papel. Essas letras eram ilegíveis paraela que não havia frequentado nem mesmo uma escola particular. Todavia prosseguiu na escrita entregando-se a Deus.
O quarto onde ela escrevia o Ofudesaki destinava-se exclusivamente a esse fim. Sempre vestindo roupas limpas após sua purificação, Nao entrava no quarto e sentava-se diante de uma pequena mesa.
Dizem que esse Deus segurava na mão um pincel, em posição vertical, mergulhava-o inteirono sumi e escrevia ininterruptamente no papel, até secar. Então Ele embebia-o de novo no sumi, e voltava a escrever.
A respeito do Fudesaki, o renomado calígrafo japonês, Tan’em Ayamura, emitiu a seguinte opinião:
“A escrita é constituída quase sempre de traços de pincel feitos com idêntica pressão, espessura e rapidez, do primeiro toque até o final. Isto vem a comprovar que a pessoa queescreveu era dotada de inabalável estado mental. O que admira é que não apenas algumas folhas de papel, mas todos os 10.000 cadernos tem a mesmíssima característica. A escrita de letras tão grossas é possível somente a quem possua habilidade acima do comum. Cada letra apresenta-se impregnada de um espirito suave, rico, desembaraçado e vivo. Nobreza e majestade pairam sobre essa escrita delicada esingela” (Tan’em Ayamura, data desconhecida).
O MESTRE ONISABURO DEGUCHI

O Mestre Onisaburo Deguchi (1871-1948) nasceu em Kameoka, província de Quioto, Japão. Na infância seu nome era Kisaburo Ueda, quando era visto como uma criança prodígio. Aos 26 anos de idade realizou uma ascese espiritual e corporal durante uma semana no monte sagrado Takakuma, próximo à sua terra natal. Recebeu ali...
tracking img