Ondas

Páginas: 6 (1319 palavras) Publicado: 7 de maio de 2012
FACULDADE NEWTON PAIVA

ENGENHARIA MECÂNICA









ONDAS



















BELO HORIZONTE

2011
























ONDAS










Pesquisa científica apresentada ao curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Newton Paiva de belo Horizonte para a disciplina de Fisica 1, lecionada peloprofessor Leonardo Gentil









Belo Horizonte

Faculdade NEWTON PAIVA

2011


Pelo que foi pesquisado pude concluir que Uma onda é um movimento causado por uma perturbação, e esta se propaga através de um meio.Um exemplo de onda é tido quando joga-se uma pedra em um lago de águas calmas, onde o impacto causará uma perturbação na água, fazendo com que ondas circulares se propagempela superfície da água.

http://www.brasilescola.com/fisica/ondas.htm
Também existem ondas que não podemos observar a olho nu, como, por exemplo, ondas de rádio, ondas de televisão, ondas ultra-violeta e microondas.Além destas, existem alguns tipos de ondas que conhecemos bem, mas que não identificamos normalmente, como a luz e o som.Mas o que elas têm em comum é quetodas são energias propagadas através de um meio, e este meio não acompanha a propagação.
Ondas Mecânicas são ondas que necessitam de um meio material para se propagar, ou seja, sua propagação envolve o transporte de energia cinética e potencial e depende da elasticidade do meio. Por isto não é capaz de propagar-se no vácuo. Alguns exemplos são os que acontecem em molas e cordas, sons e emsuperfícies de líquidos.
Ondas Eletromagnéticas são ondas geradas por cargas elétricas oscilantes e sua propagação não depende do meio em que se encontram, podendo propagar-se no vácuo e em determinados meios materiais. Alguns exemplos são as ondas de rádio, de radar, os raios x e as microondas.Todas as ondas eletromagnéticas tem em comum a sua velocidade de propagação no vácuo, próxima a 300000km/s,que é equivalente a 1080000000km/h.
A direção de propagação as ondas são classificadas como:
Unidimensionais: que se propagam em apenas uma direção, como as ondas em cordas e molas esticadas
Bidimensionais: são aquelas que se propagam por uma superfície, como as água em um lago quando se joga uma pedra.
Tridimensionais: são capazes de se propagar em todas as dimensões, como a luz e o som.Quanto à direção da vibração as ondas podem ser classificadas como:
Transversais: são as que são causadas por vibrações perpendiculares à propagação da onda, como, por exemplo, em uma corda
[pic]
Longitudinais: são ondas causadas por vibrações com mesma direção da propagação, como as ondas sonoras.
Uma onda é formada por alguns componentes básicos que são:Sendo A a amplitude da onda.

É denominado comprimento da onda, e expresso pela letra grega lambida (λ), a distância entre duas cristas ou dois vales consecutivos.

Chamamos período da onda (T) o tempo decorrido até que duas cristas ou dois vales consecutivos passem por um ponto e freqüência da onda (f) o número de cristas ou vales consecutivos que passam por um mesmo ponto, em umadeterminada unidade de tempo.







Efeito Doppler
O nome efeito Doppler é uma referência ao físico austríaco Christian Johann Doppler, que o estudou e descreveu. Ele escreveu um artigo onde afirma que a frequência do som percebida por um observador depende do movimento relativo entre a fonte emissora do som e o observador.

O efeito Doppler é a alteração da frequência sonora percebidapelo observador em virtude do movimento relativo de aproximação ou afastamento entre a fonte e o observador. O efeito Doppler não ocorre somente com o som esse fenômeno é característico de propagações ondulatórias, ou seja, é possível observar esse fenômeno com qualquer tipo de onda.

Na astronomia esse fenômeno é utilizado para medir a velocidade relativa das estrelas e outros objetos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ondas
  • a onda
  • Ondas
  • Ondas
  • Ondas
  • A Onda
  • A onda
  • A onda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!