Ondas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE NEWTON PAIVA

ENGENHARIA MECÂNICA









ONDAS



















BELO HORIZONTE

2011
























ONDAS










Pesquisa científica apresentada ao curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Newton Paiva de belo Horizonte para a disciplina de Fisica 1, lecionada peloprofessor Leonardo Gentil









Belo Horizonte

Faculdade NEWTON PAIVA

2011


Pelo que foi pesquisado pude concluir que Uma onda é um movimento causado por uma perturbação, e esta se propaga através de um meio.Um exemplo de onda é tido quando joga-se uma pedra em um lago de águas calmas, onde o impacto causará uma perturbação na água, fazendo com que ondas circulares se propagempela superfície da água.

http://www.brasilescola.com/fisica/ondas.htm
Também existem ondas que não podemos observar a olho nu, como, por exemplo, ondas de rádio, ondas de televisão, ondas ultra-violeta e microondas.Além destas, existem alguns tipos de ondas que conhecemos bem, mas que não identificamos normalmente, como a luz e o som.Mas o que elas têm em comum é quetodas são energias propagadas através de um meio, e este meio não acompanha a propagação.
Ondas Mecânicas são ondas que necessitam de um meio material para se propagar, ou seja, sua propagação envolve o transporte de energia cinética e potencial e depende da elasticidade do meio. Por isto não é capaz de propagar-se no vácuo. Alguns exemplos são os que acontecem em molas e cordas, sons e emsuperfícies de líquidos.
Ondas Eletromagnéticas são ondas geradas por cargas elétricas oscilantes e sua propagação não depende do meio em que se encontram, podendo propagar-se no vácuo e em determinados meios materiais. Alguns exemplos são as ondas de rádio, de radar, os raios x e as microondas.Todas as ondas eletromagnéticas tem em comum a sua velocidade de propagação no vácuo, próxima a 300000km/s,que é equivalente a 1080000000km/h.
A direção de propagação as ondas são classificadas como:
Unidimensionais: que se propagam em apenas uma direção, como as ondas em cordas e molas esticadas
Bidimensionais: são aquelas que se propagam por uma superfície, como as água em um lago quando se joga uma pedra.
Tridimensionais: são capazes de se propagar em todas as dimensões, como a luz e o som.Quanto à direção da vibração as ondas podem ser classificadas como:
Transversais: são as que são causadas por vibrações perpendiculares à propagação da onda, como, por exemplo, em uma corda
[pic]
Longitudinais: são ondas causadas por vibrações com mesma direção da propagação, como as ondas sonoras.
Uma onda é formada por alguns componentes básicos que são:Sendo A a amplitude da onda.

É denominado comprimento da onda, e expresso pela letra grega lambida (λ), a distância entre duas cristas ou dois vales consecutivos.

Chamamos período da onda (T) o tempo decorrido até que duas cristas ou dois vales consecutivos passem por um ponto e freqüência da onda (f) o número de cristas ou vales consecutivos que passam por um mesmo ponto, em umadeterminada unidade de tempo.







Efeito Doppler
O nome efeito Doppler é uma referência ao físico austríaco Christian Johann Doppler, que o estudou e descreveu. Ele escreveu um artigo onde afirma que a frequência do som percebida por um observador depende do movimento relativo entre a fonte emissora do som e o observador.

O efeito Doppler é a alteração da frequência sonora percebidapelo observador em virtude do movimento relativo de aproximação ou afastamento entre a fonte e o observador. O efeito Doppler não ocorre somente com o som esse fenômeno é característico de propagações ondulatórias, ou seja, é possível observar esse fenômeno com qualquer tipo de onda.

Na astronomia esse fenômeno é utilizado para medir a velocidade relativa das estrelas e outros objetos...
tracking img