Ondas eletromagneticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ondas eletromagnéticas

Introdução

Neste trabalho de Ondas eletromagnéticas, falaremos um pouco sobre o:

 Conceito de onda eletromagnética e suas aplicacões.

 Como são produzidas as ondas eletromagnéticas.

 Aplicação das ondas eletromagnéticas e seus impactos nas vidas das pessoas.

 O espectro eletromagnético.

 Usos e perigos das microondas, das ondas infravermelhas, eultravioletas no nosso cotidiano
.
 Usos da onda de rádio, do infravermelho e da luz visível na comunicação.

 Usos dos raios X e raios gama na medicina.

 Os efeitos benéficos e danosos da radiação eletromagnética na matéria e nos organismos vivos.

Ondas Electromagnéticas

As ondas eletromagnéticas são uma combinação de um campo eletrico e de um campo magnético que se propagamsimultaneamente através do espaço transportando energia. A luz visível cobre apenas uma pequena parte do espectro de radiação eletromagnética possível. O conceito de ondas eletromagnéticas foi postulado por James Clerk Maxwell e confirmado experimentalmente por Heinrich Hertz. Uma de suas principais aplicações é a radiotransmissão.
A radiação eletromagnética são ondas que se auto-propagam pelo espaço,algumas das quais são percebidas pelo olho humano como luz. A radiação eletromagnética compõe-se de um campo elétrico e um magnético, que oscilam perpendicularmente um ao outro e à direção da propagação de energia. A radiação eletromagnética é classificada de acordo com a freqüência da onda, que em ordem crescente da duração da onda são: ondas de rádios, microondas, radiação terahertz (Raios T),radiação infravermelha, luz visível, radiação ultravioleta, Raios-X e Radiação Gama.
As ondas electromagnéticas primeiramente foram “vistas” por James Clerk Maxwell e depois confirmadas por Heinrich Hertz. Maxwell notou as ondas a partir de equações de electricidade e magnetismo, revelando sua natureza e sua simetria. Faraday mostrou que um campo magnético variável no tempo gera um campoeléctrico, Maxwell mostrou que um campo eléctrico variável com o tempo gera um campo magnético, com isso há uma auto-sustentação entre os campos eléctricos e magnéticos. Em seu trabalho de 1862 Maxwell escreveu: " A velocidade das ondas transversais em nosso meio hipotético, calculada a partir dos experimentos electromagnéticos dos Srs. Kohrausch e Weber, concorda tão exactamente com a velocidade da luz,calculada pelos experimentos óticos do Sr. Fizeau, que é difícil evitar a inferência de que a luz consiste nas ondulações transversais do mesmo meio que é a causa dos fenómenos eléctricos e magnéticos". Ou seja, a luz é uma onda electromagnética.
De acordo com as equações de Maxwell, a variação de um campo eléctrico gera um campo magnético e vice-versa. Então, como uma oscilação no campo eléctricogera uma oscilação no campo magnético, o campo magnético também gera uma oscilação no campo eléctrico, essa forma de oscilação de campos gera a onda electromagnética.
Os campos eléctrico e magnético obedecem aos princípios da superposição, sendo assim, seus vectores se cruzam e criam os fenómenos da refracção e da difracção. Uma onda electromagnética pode interagir com a matéria e, em particular,perturbar átomos e moléculas que as absorvem, podendo os mesmos emitir ondas em outra parte do espectro. Também, como qualquer fenómeno ondulatório, as ondas electromagnéticas podem interferir entre si. Sendo a luz uma oscilação, ela não é afectada pela estática eléctrica ou campos magnéticos de uma outra onda electromagnética no vácuo. Em um meio não linear como um cristal, por exemplo,interferências podem acontecer e causar o efeito Faraday, em que a onda pode ser dividida em duas partes com velocidades diferentes. Na refracção, uma onda transitando de um meio para outro de densidade diferente, tem alteradas sua velocidade e direcção (caso essa não seja perpendicular à superfície) ao entrar no novo meio. A relação entre os índices de refracção dos dois meios determina a escala de...
tracking img