oliver willamson2 1

972 palavras 4 páginas
Princípios e Fundamentos da Administração

Oliver Willamson

Alunos: Barbara Krupp, Isabela Catheringer, Jessica Poiani, Julya Muniz, Luiz Octavio, Mariana Reis e Nathália Santos.

Introdução
Oliver Eaton Williamson, nascido em 27 de setembro de 1932, um economista americano, e professor da Universidade da Califórnia. Recebeu o Nobel em 2009, com premio em Ciências Econômicas. O teórico trabalhou incansavelmente por quatro décadas apresentando o seu modelo que permite testar hipóteses sobre os mecanismos de governança das organizações.
Audiência
Oliver Williamson atingiu o nível estratosférico de ser, provavelmente, o economista mais citado de todos os tempos. Como passo prévio, de trazer alguns dados de citações para termos uma dimensão quantitativa da audiência de Williamson. Para isso, podemos ver no Gráfico 1 a vertiginosa decolagem assim como o elevado patamar no qual as citações do teórico têm se mantido, com citações de outros economistas influentes.

Desenvolvimento
Primeiramente Williamson analisou o conceito de organizações, como se comportam, e a partir daí começou a perceber que a maioria das empresas diminui o custo de transição.
Custos de Transação (TCT)
O teórico então propôs a Teoria dos Custos de Transação (TCT), que tenta compreender qual motivo leva as firmas ser responsáveis pela sua própria produção de bens e serviços ou se optam por sua terceirização.
Os custos de transação se compreendem por custos totais que as organizações enfrentam quando recorrem ao mercado para adquirir equipamentos, insumos ou serviços, esses custos envolvem: custos de negociar, redigir e garantir o cumprimento de um contrato. Foi ele quem desenvolveu o construto fundamental para que, todos nós que estudamos a Economia das Organizações.
Esses custos podem ser distinguidos em dois tipos principais:
Custos ex ante, são os custos de elaboração e negociação;
Custos ex post, são os de manutenções um acordo, contrato.

Estruturas de governança:
Existem diferentes

Relacionados