oliveira232323

1113 palavras 5 páginas
Relatório de Experimento

Título : “AtritoCinético”
1. Objetivo

Determinação do coeficiente do atrito cinético entre madeiras.

2. Fundamentos teóricos

O atrito é uma aplicação das leis de Newton em especial com a 2aLei, ele está presente em quase todo o tipo de movimento, as forças de atrito são sempre contrárias ao movimento. Essa força é gerada devido a irregularidades entre duas superfícies em contato, lembrando que ela depende da força de compressão denominada normal que o objeto faz com a superfície de apoio. Existem dois tipos de atritos o estático e o cinético. A força de atrito estático ocorre quando a força aplicada no objeto não é suficiente para movê-lo, isso significa que seu movimento foi impedido pela força de atrito. A força de atrito estático e dado por:
Fate = μe.Fn
Onde μe é o coeficiente de atrito estático, ele depende da rugosidade do corpo apoiado e da superfície de contato, e não possui unidade. E Fn representa a força normal. A força de atrito cinético ocorre quando a força aplicada no objeto é suficiente para movê-lo, é o atrito que ocorre quando os corpos estão em movimento e diferente do atrito estático o cinético é constante. A força de atrito cinético e dado por:
Fatc = μc.Fn
Onde μc é o coeficiente de atrito cinético, ele depende da rugosidade do corpo apoiado e da superfície de contato, e não possui unidade.
Abaixo segui uma tabela com alguns valores de coeficientes estáticos e cinéticos entre diferentes tipos de materiais.

Tabela 1 - Tabela com os coeficientes estáticos e cinéticos de variados matérias.

Valores típicos médios
Materiais
Coeficiente de
Coeficiente de

Atrito estático (µe)
Atrito cinético (µc)
Couro em madeira
0,5
0,4
Couro em metal
0,4
0,3
Metal em metal
0,2
0,1
Madeira em metal
0,5
0,4
Madeira em Madeira
0,5
0,3
Aço em gelo
0,03
0,01
Borracha em concreto seco
0,9
0,7
Borracha em concreto molhado
0,7
0,5

Fonte(s) : Física 2º

Relacionados