Linguaguens 4GL

381 palavras 2 páginas
Linguagens de quarta geração

As linguagens de programação de quarta geração, também chamadas de 4G, são linguagens de alto-nível com objetivos específicos, como o desenvolvimento de softwares comerciais de negócios. Elas permitem ao programador especificar o que deve ser feito visando um resultado imediato.
A quarta geração das linguagens de programação foi desenvolvida a partir de 1986 e teve como características principais a geração de sistemas especialistas, o desenvolvimento de inteligência artificial e a possibilidade de execução dos programas em paralelo.
A primeira geração de linguagens de programação trabalhavam com um reduzido conjunto de instruções a nível de máquina. A segunda e terceira geração de linguagens de programação foram desenvolvidas num nível que representam os programas computacionais, distinta e independentemente da arquitetura do processador, mas com completa descrição detalhada dos procedimentos algorítmicos do programa. Com o passar do tempo, as linguagens de quarta geração foram desenvolvidas com um nível de abstração ainda mais alto.
As linguagens de quarta geração, são também conhecidas como linguagens artificiais, e contém uma sintaxe distinta para representação de estruturas de controle e dos dados. Essas linguagens por combinarem características procedurais e não procedurais, representam estruturas com um alto nível de abstração, eliminando a necessidade de especificar algoritmicamente esses detalhes.
As 4GL são classificadas em três categorias: linguagens de consulta, geradoras de programas e outras linguagens (4GL).
As linguagens de consulta foram desenvolvidas para manipular bases de dados, permitindo o gerenciamento de um grande número de informações armazenadas em arquivos.
As linguagens geradoras de programas representam uma sofisticada classe das linguagens 4GL. Permitem ao usuário ou programador criar facilmente programas complexos em linguagens de terceira geração, utilizando bem menos declarações e

Relacionados

  • Portfolio
    4167 palavras | 17 páginas