Olimpiadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Doping

Um ser humano perfeito, imbatível, capaz de quebrar recordes e acumular vitórias. Para alcançar esse objetivo, muitos atletas utilizam métodos ou substâncias proibidas

É chamadode Doping, o uso de qualquer droga ou medicamento que possa aumentar o desempenho dos atletas durante uma competição.
O uso de medicamentos por alguns atletas, além de trazerem riscos a saúde, é antiético,pois nesse caso, não há igualdade de condições entre os atletas.
A pioneira nas punições por uso de doping foi a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Em 1928 a Associação baniuos primeiros atletas por doping.
Atualmente, existe uma lista de medicamentos proibidos. Essas drogas são agrupadas nas seguintes classes:
- Estimulantes: Estimulantes são substâncias que estimulam eaceleram a atividade cerebral, o que faz com que a resposta nervosa seja mais rápida, aumento a atividade dos atletas e diminuindo o seu cansaço.
O uso de estimulantes é muito freqüente entre osatletas (é o mais freqüente a seguir ao consumo de esteróides) que tomam drogas como anfetaminas, estricnina, cafeína ou até mesmo cocaína, para reduzirem o cansaço e aumentarem a sua resposta cerebral.Os estimulantes podem ser tomados por via oral, em pó, através da inspiração nasal, injeções e podem mesmo ser fumados...
Este tipo  de drogas é proibido numa grande panóplia de desportos eatualmente pensa-se que já existe consumo de estimulantes nervosos em desportos como o xadrez, que requer uma grande atividade cerebral durante torneios de vários dias.
Estas drogas são proibidas pois dão umavantagem injusta aqueles que as usam (pois o seu sistema nervoso está muito mais ativo) e além disso podem também ter outras consequências para a saúde, pois estes aumentam a pressão arterial, podemfazer com que o atleta emagreça, o uso contínuo pode destruir células nervosas (a hiperatividade contínua provoca a sua destruição), pode provocar insônias, euforia, alterações de comportamento,...
tracking img